X

Cultura

Filme rodado em Cubatão é o mais premiado no Festival de Cinema do Rio

'Pedágio' recebeu quatro prêmios, incluindo o de melhor atriz para Maeve Jinkings

Luana Fernandes

Publicado em 18/10/2023 às 15:37

Atualizado em 18/10/2023 às 16:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Filme é estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga / Divulgação

O filme "Pedágio", que tem cenas rodadas em ruas e pontos turísticos de Cubatão, foi o grande vencedor do Festival de Cinema do Rio, que aconteceu no último domingo (15). A produção foi a mais premiada, levando os prêmios de melhor atriz (Maeve Jinkings, que empatou com Grace Passô, premiada pelo filme O Dia Que te Conheci), melhor ator (Kauã Alvarenga), melhor atriz coadjuvante (Aline Marta Maia) e melhor direção de arte (Vicente Saldanha). 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

'Pedágio', da cineasta Carolina Markowicz, está voando alto - nacional e internacionalmente. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já anunciou o filme  como um dos seis finalistas a disputar a única vaga para representar o Brasil na próxima edição do Oscar, na categoria de filme internacional.

Estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, o segundo longa-metragem da carreira da diretora vem trilhando uma relevante carreira internacional. O filme estreou no 48º Festival de Toronto (7 a 17 de setembro) a única produção brasileira de ficção nesta edição do evento e também entrou na seleção do Festival de San Sebastián (22 a 30 de setembro).

Também em Toronto, a diretora foi contemplada com uma das principais honrarias do mais importante festival de cinema norte-americano, o Tribute Awards, oferecido pela Bulgari, sendo a primeira brasileira da história a receber o troféu, na categoria Emerging Talent.

Produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures e distribuído pela Paris Filmes, o novo projeto conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua "doença". Único longa brasileiro de ficção na programação do festival, PEDÁGIO retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas de forma mais explícita nos últimos anos por alguns setores da sociedade.

O longa, que a diretora descreve como "um drama permeado por humor ácido", participou de relevantes laboratórios de apoio ao desenvolvimento audiovisual, como o Tribeca All Access, Torino Film Lab e Berlinale Coproduction Market.

A cineasta conquistou ainda um troféu na última edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Primeira Direção, com o seu filme de estreia "Carvão" (2022), que também foi indicado pela Academia de Brasileira de Artes e Ciências Cinematográficas para representar o país na 38ª edição do Goya, na Espanha, uma das mais importantes premiações do cinema europeu.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Obras da estação de passageiros, em Santos, entram em nova fase

Reforma visa a modernização de toda a estrutura; horários previstos de saída das embarcações poderão sofrer alterações

Educação

Areia Branca, em Santos, terá hospital pediátrico e escola infantil

Novo complexo na Zona Noroeste também terá áreas voltadas à prática esportiva; pedra fundamental foi lançada nesta sexta (14)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter