X

Sindical e Previdência

Sintrammar comemora 98 anos de fundação

Atualmente o sindicato conta com aproximadamente 18.000 homens que atuam sob o regime de vínculo empregatício e outros 1.800 pelo método avulso

Da Reportagem

Publicado em 29/07/2017 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O sindicato foi fundado em 27 de julho de 1919 como Sociedade dos Trabalhadores em Café / Matheus Tagé/DL

Uma das mais antigas entidades de trabalhadores do Brasil está em festa. Contando com aproximadamente 18.000 homens que atuam sob o regime de vínculo empregatício e outros 1.800 pelo método avulso, o Sindicato dos Movimentadores de Mercadorias e Cargas em Geral de Santos e Região (Sintrammar) comemora 98 anos de fundação na quinta-feira (27).

Fundada em 27 de julho de 1919 como Sociedade dos Trabalhadores em Café, a entidade foi posteriormente denominada Sindicato dos Operários no Comércio Armazenador, Carregadores e Ensacadores de Café de Santos, e assim ficou nacionalmente conhecida em razão da relevância do Porto de Santos na exportação do produto, considerado na época um dos mais importantes para a economia brasileira.

Passados exatos noventa anos coube ao filho de um associado já falecido, o ex-ensacador Aristides Inácio da Silva, a missão de finalmente regulamentar a atividade desempenhada pela antiga categoria, não por acaso o então ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou a Lei nº 12.023, em 27 de agosto de 2009.

“Lula mostrou todo seu carisma e foi muito feliz ao reconhecer uma das mais antigas e importantes atividades profissionais do país, não por acaso a profissão exercida pelo próprio pai, que com o passar dos anos viria a se transformar no sócio mais ilustre do sindicato”, disse o presidente do Sintrammar, Francisco Erivan Pereira. À época morador da Rua Minas Gerais nº 275, em Vicente de Carvalho (Itapema), no Guarujá, Aristides carregou sacas de café por mais de duas décadas para sustentar esposa e filhos, entre eles o ex-chefe da Nação.

Em franco crescimento após obter junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, em dezembro de 2015, a extensão de sua base territorial de cinco para vinte e um municípios, o Sintrammar segue atuando fortemente nas empresas de logística instaladas nas áreas retroportuárias, companhias do setor alimentício e outras com atividades preponderantes na movimentação de mercadorias em geral.

Além de Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente e Praia Grande, a entidade também passou a representar trabalhadores na movimentação de mercadorias em Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Ilha Comprida, Cananéia, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Eldorado, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.

Ampliando

Priorizando a conquista de novos mercados de trabalho nessas localidades, o Sintrammar vem desenvolvendo estudos que visam a ampliação do quadro representativo laboral. “Temos como meta aumentar em pelo menos 50% o leque de profissionais ligados ao Sindicato, e para isso estamos concluindo o mapeamento das empresas que atuam nas outras dezesseis cidades cujas atividades são voltadas para o nosso segmento”, disse Erivan.

Com uma taxa de ocupação laboral próxima de 100%, o Sintrammar mantém vigentes dezenas de acordos coletivos com diversas empresas da Baixada Santista, além de duas convenções trabalhistas celebradas com o Sindicato dos Armazéns Gerais e das Empresas de Movimentação de Mercadorias no Estado de São Paulo (SAGESP) e com a Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres (ABTTC).

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter