Banner Codevida

Reforma trabalhista será votada no Senado no dia 11

Calendário das votações do projeto do Governo Federal foi definido mediante acordo entre lideranças

Comentar
Compartilhar
05 JUL 2017Por Da Reportagem10h50
Reforma trabalhista já passou por três comissões do Senado e resta agora a última votação em plenário que será realizada no dia 11 mediante um acordo entre liderançasFoto: Agência Brasil

Mediante um acordo de lideranças, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, definiu o calendário das votações em plenário que prevê para dia 11 os debates e votação da reforma trabalhista, que ocorreu em meio a protestos de senadores contrários ao texto do Governo.

Tanto que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) encaminhará ao Plenário requerimento propondo a suspensão da tramitação do projeto da reforma trabalhista (PLC 38/2017).

Ao propor o pedido, aprovada pelo colegiado ontem, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), argumentou que é preciso aguardar a decisão da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a denúncia contra o presidente da República, Michel Temer, apresentada pelo procurador-geral da República, que acusa o chefe do governo de ter cometido crime de corrupção passiva.

Na minuta do requerimento, a senadora afirma que a crise política atingiu seu ponto mais elevado com a denúncia apresentada pelo procurador, em que pela primeira vez na história do país um presidente é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro durante o mandato, depois de um “golpe parlamentar” contra a antecessora.
Segundo Gleisi, a denúncia tem “provas robustas”, inclusive gravações em que o presidente aparece em tratativas com seu delator. Na sua visão, o processo caminha muito em breve para o afastamento do presidente do cargo.

Para Gleisi, diante da gravidade do momento atual, tanto no plano político quanto econômico, não faria sentido avançar com a reforma, proposta por “um governo moribundo”, que retira direitos dos trabalhadores “de forma vil”.

Colunas

Contraponto