X

Sindical e Previdência

‘Não há mais espaço para flexibilização em leis trabalhistas’, diz desembargador

Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani afirmou, durante Encontro da Federação da Saúde em PG, que crises são fabricadas para justificar as demissões

Da Reportagem

Publicado em 20/10/2016 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Encontro da Federação dos Trabalhadores na Saúde teve início na última segunda-feira e será encerrado hoje / Divulgação

“Não podemos concordar que cada vez que se fala em crise queiram tirar os direitos dos trabalhadores.” A frase é do diretor da Escola do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 15ª Região e desembargador federal do Trabalho, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, na palestra “Negociado sobre o ­legislado”.

Ele é um dos congressistas presentes no 18º Encontro Paulista da Saúde, realizado pela Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, que teve início na última segunda-feira e se encerra hoje, na Colônia de Férias , em Praia Grande.

Para o desembargador, a proposta de flexibilização nas leis trabalhistas nada mais é do que “uma maneira doce de falar em retirada de direitos”. O tema apresentado por ele não é novidade, uma vez que, segundo Francisco Giordani, esteve em moda em governos passados. Agora, volta à tona sob o argumento de que o País está em crise.

Caso não haja uma reação dos sindicalistas a mais esta investida patronal no bolso do trabalhador e nas conquistas históricas do movimento, o cenário vai ficar numa situação pior. “Muito pior”, reforça o especialista em Direito do Trabalho. “Temos de ter receio pelo que pode vir se não reagirmos à altura.” Ele teme ainda uma situação tão ruim a ponto de o trabalhador ser impedido de poder ­falar.

Na palestra, para cerca de 200 sindicalistas da área da saúde, o desembargador falou que crises “podem ser fabricadas” para justificar demissões de trabalhadores. Uma crise “feita deliberadamente” seria o argumento para impedir avanços sociais. “Crise e capitalismo sempre estiveram juntos”, diz Giordani.

Sindicalista pede mais mobilização nas ruas contra fim da CLT

Canindé Pegado, secretário da UGT, também presente no 18º Encontro, em Praia Grande, diz que o movimento sindical se encontra em situação de desvantagem para defender os direitos trabalhistas e pede mais mobilização neste período de desmonte da CLT.

“É sempre importante enfatizar que os patrões são contra nós, os banqueiros são contra nós, os grandes jornais estão contra nós, o governo é contra nós, o Congresso Nacional é contra nós e isto faz com que os próprios trabalhadores se virem contra o movimento sindical.

Isto não pode continuar assim, pois os sindicatos são as únicas armas do trabalhador contra o abuso, contra o desemprego e contra esta onda de terceirizações que está arruinando a vida do assalariado”, diz.

Ele enfatiza que, recentemente foi feita uma reunião com oito centrais sindicais, onde foi definido o que será feito a partir de agora. “Vamos pra ruas defender o povo e precisamos do apoio do trabalhador para isso”.    

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter