Santos

Via Rápida Emprego e Etecri oferecem 420 vagas para cursos de curta duração em SV

Inscrições para participar dos cursos começam nesta quinta-feira (14), via internet. As aulas terão início no dia 26, na Praça Tom Jobim e Praça da Biquinha

Comentar
Compartilhar
14 DEZ 2017Por Da Reportagem16h22

Moradores de São Vicente terão a oportunidade de finalizar o ano de 2017 aprendendo uma nova profissão. Três unidades móveis do Programa Via Rápida Emprego serão instaladas na Praça Tom Jobim, dia 26/12. Na mesma data, a Praça da Biquinha recebe uma tenda da Escola de Técnicas Criativas (Etecri) e uma carreta da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). A parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdecti) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect) vai oferecer 420 vagas para sete cursos gratuitos de qualificação.

As inscrições para participar das capacitações começam nesta quinta-feira (14/12), via internet e vão até o preenchimento de 20 vagas por curso. Os interessados devem possuir cadastro no site do Via Rápida Emprego e seguida, efetuar sua inscrição no endereço eletrônico correspondente ao curso que deseja realizar.

Nas carretas do Via Rápida Emprego serão ministrados os cursos nas áreas de Imagem Pessoal (Assistente de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure e Maquiagem), Hospitalidade (Bartender, Camareira e Garçom) e Vestuário (Confecção de Corte e Costura). Já na tenda da Etecri haverá capacitações para quem deseja buscar conhecimento nas áreas de vitrinista, grafiteiro e recreacionista. As aulas vão acontecer nos períodos matutino, vespertino e noturno. A unidade da Sutaco será destinada àqueles que desejam aprender a confeccionar artesanatos.

No período da manhã, as aulas acontecem das 8 às 12 horas. Entre 13 e 17 horas, acontecerão as aulas da tarde. À noite o horário dos cursos é entre 18 e 22 horas. Também é no período noturno que acontecerão os workshops na carreta de Imagem Pessoal. Para esta atividade a inscrição é realizada na hora, por ordem de chegada.

Podem participar do Programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam em São Vicente.

As instalações possuem equipamentos e laboratório que simulam as práticas profissionais com o objetivo de proporcionar ao aluno um ambiente semelhante ao que será encontrado no mercado de trabalho. As qualificações têm duração de 100 horas, distribuídas em 20 dias úteis e serão ministradas por professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela Sdecti.

Como se inscrever:

As inscrições para os cursos vão funcionar em três etapas:

1ª Etapa - Os interessados devem estar obrigatoriamente cadastrados no Programa Via Rápida Emprego. Isso vale tanto para os cursos das unidades móveis quanto da tenda. Quem ainda não possui esse cadastro, deve realizá-lo em: http://www.viarapida.sp.gov.br/

2ª Etapa – Em seguida, para efetivar a inscrição no curso escolhido, os interessados precisam acessar o link de acordo com tema e preencher os dados que são solicitados:

Imagem Pessoal: https://www.doity.com.br/cursoimagempessoal
Hospitalidade: https://www.doity.com.br/cursohospitalidade
Vestuário: https://www.doity.com.br/cursovestuario
Artesanato: https://www.doity.com.br/cursoartesanato
Vitrinista: https://www.doity.com.br/cursovitrinista
Grafite: https://www.doity.com.br/cursografite
Recreacionista: https://www.doity.com.br/cursorecreacionista

O aluno poderá fazer sua inscrição em apenas um curso.

3ª Etapa – Aguardar contato da equipe do Via Rápida Emprego para validar sua inscrição e passar maiores informações sobre o início das aulas.

Além da ordem de inscrição nos sites recomendados, o Via Rápida Emprego pode empregar outros critério para realizar a seleção dos alunos que vão participar dos cursos. De acordo com o site do programa, será dada prioridade aos candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. Ao preencherem as 20 vagas para cada curso, serão criadas listas de espera para os casos de desistência. O interessado só terá sua vaga garantida após receber o contato da equipe do Programa.

Colunas

Contraponto