X

Santos

Taxistas pressionam CET a multar motoristas de Uber

Gravação obtida pelo Diário do Litoral mostra Rogério Vilani discutindo com grupo de taxistas dentro da Prefeitura

Carlos Ratton

Publicado em 13/06/2017 às 15:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A briga entre taxistas, uberistas e motoristas de outros aplicativos em Santos começa a ficar mais acirrada. Ontem, o Diário do Litoral conseguiu uma gravação em que um grupo de taxistas pressionam o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Rogério Vilani, a aplicar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e fiscalizar os motoristas.

A informação foi passada por um taxista que gravou a reunião ocorrida na Prefeitura após a manifestação da última quinta-feira (8). Vilani teria feito promessa aos taxistas, não teria cumprido e depois não estaria aceitando pressão.

Confira partes da gravação, cujo áudio pode ser ouvido abaixo:

Taxista – Rogério, você comentou que a fiscalização não iria divulgar data e horário que seria feita. Então, a gente deduz que ela (fiscalização) não é diária. Você mencionou também que os agentes não estão todos aptos a multar.

Vilani – Eu não vou aceitar de vocês esse tipo de cobrança. Esse assunto tá com a gente. Temos um compromisso com o grupo e vamos fazer. Não vou aceitar que tem que ser amanhã (a fiscalização).

Taxista – Não estamos falando que tem que ser amanhã. O que estamos falando é o seguinte: esses agentes estão aptos? Não está nenhum na rua? Não teve terça e ontem (fiscalização).

Vilani – Agente de trânsito não faz só isso, faz outras coisas. A gente tem estratégia de fiscalização. Vamos fazer quando acharmos que temos que fazer. O que vocês estão reivindicando já foi reivindicado lá também (uma reunião supostamente realizada no dia 5). Você não viram a fiscalização na rua?

Taxista – Não

Vilani – Vou fazer quando acher que devo fazer, gente! Não vou aceitar esse tipo de cobrança. Já falei, o assunto está encerrado.

Taxista – Então, você vai fazer o que você acha que deve fazer e quando você quiser fazer?

Vilani – Exatamente.    

Liminar

Independente da pressão sofrida pelo presidente da CET, conforme já publicado pelo Diário, o promotor de Justiça Eduardo Antônio Taves Romero oficiou a Companhia que encaminhe cópia todas as multas aplicadas aos motoristas do Uber e outros aplicativos usados para a atividade de transporte de passageiros. O Ministério Público (MP) recebeu denúncia de que a CET estaria descumprindo a liminar, concedida em janeiro último pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que suspendeu os efeitos da lei municipal 3.213/15, que proíbe a atividade no Município.

A iniciativa de Eduardo Taves é em função de uma recente ação da Companhia que, por intermédio dos agentes de trânsito, estaria abordando os motoristas em vários pontos da Cidade e os questionando sobre o serviço. Após serem autuados, os motoristas reclamaram à CET e, da empresa, obtiveram a resposta que liminar teria que ser individualizada, em nome do motorista. A Prefeitura entende que a lei foi revogada liminarmente, mas segue o artigo 231, do Código de Trânsito Brasileiro, classificando a atividade como transporte clandestino.

No entanto, o MP não entende deste forma e pede que as multas relacionadas ao artigo sejam encaminhadas aos autos da ação. O promotor também quer que a Prefeitura “se manifeste sobre a denúncia de descumprimento através da aplicação, ainda de forma indireta, visando a proibição de circulação de transporte individual de passageiros”, escreveu Eduardo Romero.

CET

A CET informa que a lei municipal que proibia o transporte individual privado de passageiros, prevendo multa de R$1.500,00 e remoção do veículo, foi revogada, temporariamente, pela liminar. Porém, permanece valendo o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, que classifica como infração a atividade de "efetuar transporte remunerado de passageiros, quando não for licenciado para esse fim". A Prefeitura e a CET já trabalham na elaboração de um projeto com vistas à regulamentação do serviço.

Sindicato

A Diretoria do Sindtáxi Santos informou ontem que sempre manteve um bom diálogo com a Administração Municipal, porem a proposta de regulamentação apresentada pela CET desagradou totalmente a categoria, deixando-nos profundamente indignados e a mercê da própria sorte.

O sindicato revela que não existe pressão, apenas considera que as leis devem ser cumpridas por todos os cidadãos, indistintamente, e que a CET, por intermédio de seu presidente, se comprometeu a fiscalizar o transporte na cidade. Por fim, lembra que o Código de Transito Brasileiro, principalmente no artigo 231, inciso VIII, considera ilegal o transporte de passageiros sem autorização e a ausência de fiscalização facilita o caos no transporte individual de passageiros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter