X

Santos

Secretários cobram segurança nas operações portuárias

Representantes de oito cidades da Baixada Santista questionam também, no documento que assinaram, o silêncio das autoridades portuárias em relação ao tema e a fiscalização na área

Da Reportagem

Publicado em 15/08/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cerca de 45 contêineres caíram do navio Log in Pantanal, que aguardava para realizar a manobra de entrada no Porto de Santos, na madrugada de quinta para sexta / Divulgação

Responsáveis pela pasta de Meio Ambiente de oito cidades da Baixada Santista divulgaram ontem uma carta aberta questionando a segurança nas operações portuárias após o acidente envolvendo o navio Log in Pantanal, que derrubou 45 contêineres no mar na madrugada da última sexta-feira. Apenas o representante da cidade de Peruíbe não assinou o documento.

Na carta, eles destacam que a queda ‘é um sinal de alerta’ em um cenário onde o Porto de Santos recebe, por ano, mais de três milhões de contêineres. Os secretários questionam o silêncio com que as autoridades portuárias trataram o tema.

“Sob que circunstâncias e por quais motivos agiram assim, não se sabe. O que ficou patente, porém, foi o silêncio, um comportamento que parece se tornar praxe nessas ocasiões, o que gera uma profunda sensação de insegurança”, destaca o documento.

A descoberta de cilindros com substâncias tóxicas ‘esquecidos’ em um armazém do Porto também foi lembrada como um dos perigos que rondam a região e que não recebem a devida fiscalização da autoridade marítima.

“Nós, como secretários de Meio Ambiente da Baixada Santista, queremos construir uma relação de reciprocidade. Queremos que haja confiança e parceria em tudo que cerca a relação porto-cidade. Mas, para isso, precisamos, acima de tudo, de transparência – um princípio basilar em qualquer convívio que conjuga dignidade com profissionalismo”, destacam, acrescentando que escreveram o documento para exprimir a preocupação e o anseio de que as ocorrências, dentro desse contexto de desinformação, não se repitam.

Marco Antonio Godoy (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bertioga), Mauro Haddad Nieri (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Cubatão), Sidnei Aranha (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Guarujá), Ruy Manoel Alves dos Santos (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Itanhaém), Marcelo da Silva Ramos (Diretor do   Departamento de Meio Ambiente de Mongaguá), Israel Lucas Evangelista (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Praia Grande), Vitor Carlos Vitório do Espírito Santo (Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Vicente) e Marcos Libório (Secretário de Meio Ambiente de Santos) terminam o documento afirmando que acidentes acontecem, mas que é preciso que as cidades estejam preparadas e unidas para atuar de forma conjunta. “Essa é a verdadeira forma de demonstrar respeito por todos que aqui vivem e nos visitam”, finalizam.

Acidente

Cerca de 45 contêineres caíram do navio Log in Pantanal, que aguardava para realizar a manobra de entrada no Porto de Santos, na madrugada de quinta para sexta-feira. Por causa do acidente, as operações no canal de navegação foram interrompidas por 5 horas e liberadas novamente às 8h40.

Por conta do impacto no momento da queda, alguns contêineres abriram e a carga se espalhou pelo mar. Entre os produtos estão bicicletas, aparelhos de ar-condicionado, eletrodomésticos, tapetes, cilindros de oxigênio para hospitais e material de vestuário.

A agência do navio foi acionada pela autoridade marítima e um inquérito administrativo foi instaurado para levantar as causas e responsabilidades. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter