X

Santos

Rede pública oferecerá vacina contra meningite C para adolescentes em 2017

Para 2018, a expectativa é incluir crianças de 11 e 12 anos; em 2019, de 10 e 11 anos; e em 2020, de 9 e 10 anos

Da Reportagem

Publicado em 06/12/2016 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A meta é imunizar 80% dessa população – cerca de 7,2 milhões no Brasil todo / Divulgação/PMS

As policlínicas de Santos começarão a vacinar adolescentes contra a meningite C a partir do ano que vem, de acordo com medida adotada pelo Ministério da Saúde. Jovens de 12 e 13 anos devem ser levados pelos responsáveis às unidades. A meta é imunizar 80% dessa população – cerca de 7,2 milhões no Brasil todo.

Para 2018, a expectativa é incluir crianças de 11 e 12 anos; em 2019, de 10 e 11 anos; e em 2020, de 9 e 10 anos.

O esquema vacinal será feito com reforço ou dose única, dependendo da situação. Pode ser que os adolescentes já tenham tomado doses anteriores na infância, necessitando apenas do reforço. Por isso, é fundamental a apresentação da carteira de vacinação.

"É de suma importância reforçar a imunização já aplicada nas crianças, pois, com o passar do tempo, pode diminuir parte de sua proteção. A meningite é uma doença considerada endêmica no Brasil e o subtipo C é o mais frequente, representando cerca de 60% a 70% dos casos", afirma Ana Paula Valeiras, coordenadora de Vigilância em Saúde.  

HPV para meninos 

Conforme já divulgado, os meninos de 12 e 13 anos passarão a ser vacinados contra o HPV em 2017 nas policlínicas. A expectativa do Ministério da Saúde é incluir em 2018 os jovens de 11 e 12 anos; em 2019, os de 10 e 11 anos; e em 2020, os de 9 e 10 anos.O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de 6 meses.

Também serão vacinados garotos e homens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/AIDS, mediante prescrição médica. Esse grupo deverá tomar três doses, com intervalo de 2 a 6 meses, após a 1ª dose.  

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter