X

Santos

Rede pública oferecerá vacina contra meningite C para adolescentes em 2017

Para 2018, a expectativa é incluir crianças de 11 e 12 anos; em 2019, de 10 e 11 anos; e em 2020, de 9 e 10 anos

Da Reportagem

Publicado em 06/12/2016 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A meta é imunizar 80% dessa população – cerca de 7,2 milhões no Brasil todo / Divulgação/PMS

As policlínicas de Santos começarão a vacinar adolescentes contra a meningite C a partir do ano que vem, de acordo com medida adotada pelo Ministério da Saúde. Jovens de 12 e 13 anos devem ser levados pelos responsáveis às unidades. A meta é imunizar 80% dessa população – cerca de 7,2 milhões no Brasil todo.

Para 2018, a expectativa é incluir crianças de 11 e 12 anos; em 2019, de 10 e 11 anos; e em 2020, de 9 e 10 anos.

O esquema vacinal será feito com reforço ou dose única, dependendo da situação. Pode ser que os adolescentes já tenham tomado doses anteriores na infância, necessitando apenas do reforço. Por isso, é fundamental a apresentação da carteira de vacinação.

"É de suma importância reforçar a imunização já aplicada nas crianças, pois, com o passar do tempo, pode diminuir parte de sua proteção. A meningite é uma doença considerada endêmica no Brasil e o subtipo C é o mais frequente, representando cerca de 60% a 70% dos casos", afirma Ana Paula Valeiras, coordenadora de Vigilância em Saúde.  

HPV para meninos 

Conforme já divulgado, os meninos de 12 e 13 anos passarão a ser vacinados contra o HPV em 2017 nas policlínicas. A expectativa do Ministério da Saúde é incluir em 2018 os jovens de 11 e 12 anos; em 2019, os de 10 e 11 anos; e em 2020, os de 9 e 10 anos.O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de 6 meses.

Também serão vacinados garotos e homens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/AIDS, mediante prescrição médica. Esse grupo deverá tomar três doses, com intervalo de 2 a 6 meses, após a 1ª dose.  

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Veículo pega fogo na Rodovia dos Imigrantes; VEJA VÍDEO

Uma equipe da Ecovias já se encaminhou para atender a ocorrência

DECISÃO

DH sinaliza para solução da travessia Guarujá-Bertioga

Futura dragagem pode resolver paralisações entre Guarujá e Bertioga

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter