X

Santos

Coleta Seletiva recolhe cerca de 450 toneladas de recicláveis

Também conhecida como Lixo Limpo, a coleta seletiva conta com equipes especializadas da Prodesan

Da Reportagem

Publicado em 29/04/2017 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Coleta Seletiva recolhe cerca de 450 toneladas de recicláveis / Marcelo Martins/Divulgação/PMS

Dentro do conceito de sustentabilidade e inclusão social, a Prefeitura recolhe todos os meses cerca de 450 toneladas de lixo reciclável. Também conhecida como Lixo Limpo, a coleta seletiva conta com equipes especializadas da Prodesan que percorrem de segunda a sábado, uma vez por semana, todos os bairros da Cidade. Não é necessário agendar.

Todo o material recolhido para a reciclagem é encaminhado à Usina de Triagem de Materiais, na Alemoa. A separação do material é feita pelos 50 integrantes da Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista, a Comares. Os cooperados separam, enfardam e vendem os recicláveis. Metais, plásticos, vidros e papéis, separados previamente pela população, ganham a destinação correta retornando em investimentos para o Município.

Em Santos, esse tipo de serviço é realizado desde 1990 e vem agregando novas atividades para aperfeiçoar cada vez mais a iniciativa, explica o coordenador de Políticas Ambientais, Marcus Neves Fernandes, ao citar como exemplo a parceria firmada recentemente com a (Abihpec), para uma campanha de conscientização sobre o tema em toda a Cidade.

O síndico do Condomínio Edifício Savion (José Menino), João Roberto Nogueira, conhecido como Maninho, é um reciclador nato. Há oito anos, mesmo enfrentando resistência de alguns vizinhos, conseguiu implantar a coleta seletiva no prédio. Lá, óleo de cozinha, garrafas pet’s, embalagens e até remédios vencidos, têm destino certo. Maninho conta orgulhoso que anexou cartazes nos elevadores para sensibilizar os moradores, “também reaproveitamos a água da chuva para lavar as garagens e regar o jardim”.

Campanha de conscientização atinge todos os bairros do Município

Em meados de abril, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), deu início à campanha de conscientização ‘De mãos para o futuro’, sobre descarte correto de resíduos e sobre a lei 952 (nova legislação municipal sobre resíduos, prevista para entrar em vigor em julho e atualmente em fase de regulamentação).

Um grupo formado por cinco membros da Comares e quatro técnicos de Semam, ao longo do ano, percorrerá todos os bairros da Cidade. De porta em porta, entregarão mais de 320 mil exemplares, entre folders e ímãs de geladeira com a informação do dia da coleta seletiva no bairro. “Não há custo para o Município. O objetivo é aumentar o índice de reciclagem”, destaca o coordenador de Políticas Ambientais, Marcus Neves Fernandes.

Como separar o lixo

O material deve estar limpo e seco. Sempre que possível, é importante diminuir o volume amassando latas, garrafas plásticas e embalagens de plástico e papelão. Os vidros quebrados devem ser embalados para que não causem ferimentos ao pessoal da coleta.

Materiais recolhidos - Bullet

São recolhidos vidros (objetos inteiros ou quebrados, garrafas, potes, frascos, partes de janelas), papéis (jornais, folhas escritas ou impressas usadas, encadernadas ou avulsas, cartões, cartolinas, envelopes, revistas, formulários, papelão, embalagens longa vida, embalagens de ovos), plásticos (garrafas, sacos, isopor, embalagens, recipientes e artigos de uso doméstico em geral), metais (latas de bebidas e conservas, arames, fios, pregos, panelas e utensílios de ferro e alumínio em geral).

Resíduos especiais

No caso dos chamados resíduos especiais, devem ser entregues nos postos de venda. São eles: óleo lubrificante, óleo comestível, baterias automotivas, pilhas, baterias portáteis, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, lâmpadas (de todos os tipos), pneus, medicamentos, latas de tinta, aerossóis, entre outros. Já os resíduos da construção civil (entulho de construções, reformas ou demolições), até 200 kg o Cata-Treco deve ser acionado. Acima desse volume, o gerador deve providenciar no Poupatempo, o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter