X

Polícia

Com nova apreensão de cocaína, recorde histórico é batido no Porto de Santos

Apreensões neste ano superaram 11,5 toneladas; em 2016, antigo recorde histórico, foram 10,6 toneladas

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 21/11/2017 às 18:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cão farejador auxiliou agentes a encontrarem 935 quilos da droga ontem / Divulgação/Receita Federal

Uma ação da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos frustrou nesta terça-feira (21) o envio de 935 quilos de cocaína ao exterior e resultou em recorde histórico de apreensões da droga em um único ano no complexo: 11,5 toneladas, em 24 operações. Em 2016, antigo recorde, foram 10,6 toneladas, em 22 operações.

Na ação desta terça-feira, os agentes encontraram a droga em dois contêineres, em meio a uma carga de proteína de soja. O destino final seria o Porto de Bilbao, Na Espanha, com baldeação em Algeciras, no mesmo país.

“As fotos (do acondicionamento) demonstram a dificuldade dos procedimentos, onde o sucesso só foi possível graças ao gerenciamento e análise de risco da operação envolvida, utilização de imagens de escâneres e participação da equipe de cão de faro da Alfândega”, informou a assessoria de imprensa do órgão.

“Na primeira verificação foram encontrados 833 quilos de cocaína e, após um segundo escaneamento dos contêineres, mais 102 quilos, totalizando 935 quilos da droga”, detalhou a Receita.

Ninguém foi preso e um inquérito da Polícia Federal (PF) irá apurar quem são os responsáveis pela droga.

Modus Operandi

Na maior parte dos casos de tentativa de envio de cocaína ao exterior via Porto de Santos, as investigações apontam o emprego da técnica criminosa conhecida por “rip-off loading”, na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do seu proprietário. 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Atrás de emprego? PAT de Guarujá oferece 53 vagas nesta sexta (26)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter