X

Polícia

Baixada Santista atinge quase 4 mil inquéritos policiais digitais

O modelo inédito tira de cena todos os papéis usados nos inquéritos físicos e procedimentos que consomem o tempo dos policiais

Da Reportagem

Publicado em 11/11/2016 às 11:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do TJ-SP acompanhará remessa hoje em Santos. O delegado seccional de Santos participará da remessa nesta sexta / Divulgação e Matheus Tagé/DL

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, acompanhará na manhã desta sexta-feira uma remessa de inquéritos policiais digitais em Santos, cuja delegacia seccional é a primeira do estado a atingir 3.994 peças.

O modelo inédito tira de cena todos os papéis usados nos inquéritos físicos e procedimentos que consomem o tempo dos policiais, como impressão de cópias, deslocamento para assinaturas e transporte de expedientes, passam a ser feitos eletronicamente, de forma on-line e instantânea. Além disso, facilita a consulta e acompanhamento das ações e redução de custos e prazos.

Com a parceria entre o TJ-SP e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), esses benefícios trazem eficiência de recursos humanos, materiais e de produtividade, pois os recursos humanos da Polícia Civil ficam voltados à atividade-fim: a investigação.

Segundo o delegado seccional de Santos, Manoel Gatto Neto, “esse novo modelo, inédito no Brasil, além de acelerar o trâmite, permite que tenhamos uma economia muito boa de uso de papel e isso nos ajuda hoje e no futuro”.

Justiça integrada

Aderente ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ), o inquérito policial digital funciona de forma totalmente integrada à solução de gestão dos processos judiciais do TJ-SP. Com tramitação mais célere, acessível e segura, o inquérito digital possibilita a consulta e a análise dos autos digitais por todos os operadores simultaneamente e em tempo real, a qualquer hora e dia.

Réus podem consultar o andamento da ação penal on-line e prisões em flagrante podem ser distribuídas instantaneamente ao Juízo competente por meio do SAJ.

O primeiro IPD foi recebido, no final de 2015, na Vara de Violência Doméstica e Familiar do Foro Regional de Butantã, na Capital paulista. De lá para cá, o projeto-piloto se estendeu à Circunscrição de Santos, que contempla 36 delegacias. Até o ano que vem, o IPD deve se estender a todo Estado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Atenção motoristas! Santos terá novo semáforo no Gonzaga à partir desta sexta (26)

De acordo com a CET-Santos, a medida visa colocar mais segurança para as pessoas que circulam pelo local

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter