X

Lazer

Aulas de canoa havaiana beneficiam jovens da Saúde Mental

Em Santos, há pouco mais de um ano, elas estão transportando jovens de ambientes de conflitos para um ‘mar' de autoestima e integração

Da Reportagem

Publicado em 27/08/2017 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

 As canoas havaianas existem há mais de três mil anos e ajudaram os povos polinésios a colonizar novas terras no Oceano Pacífico. Em Santos, há pouco mais de um ano, elas estão transportando jovens de ambientes de conflitos para um ‘mar' de autoestima e integração.

O projeto piloto Ligado no Remo é desenvolvido desde julho de 2016 com um grupo de nove adolescentes acompanhados pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Infanto Juvenil (Caps AD IJ) – antigo Tô Ligado. Entre eles, há casos de hiperatividade, depressão, problemas de comportamentos familiares graves, uso abusivo de álcool e drogas e outros tipos de transtornos mentais.

“O Ligado no Remo visa benefícios como o resgate da autoestima, um pensar em novas possibilidades para a vida e o respeito com si próprio e o grupo”, explica a psicóloga do Caps AD IJ, Adalgiza Luz, também praticante de canoa havaiana e idealizadora do projeto junto com o professor Felipe Neumann, que coordena a equipe Poseidon/Clube Internacional de Regatas.

“A atividade é muito importante para o dia a dia deste jovens, que vivem ambientes conturbados e passam a estar num ambiente de qualidade, com esporte e contato com a natureza”, complementa Neumann. O Internacional de Regatas é parceiro da iniciativa com a cessão da sua garagem para a guarda das canoas, remos e coletes.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter