X

Guarujá

Carreta da Mamografia chega ao Guarujá nesta quinta-feira (25)

Veículo fica na Cidade até o dia 10 de novembro, estacionado em frente ao PAM da Rodoviária; serão distribuídas senhas

Da Reportagem

Publicado em 23/10/2018 às 14:07

Atualizado em 23/10/2018 às 14:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Carreta da Mamografia chega ao Guarujá nesta quinta-feira (25) / Rodrigo Montaldi/DL

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que no mundo, surjam mais de 1 milhão e 50 mil casos de câncer de mama, a cada ano. E para reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce, chega ao Guarujá nesta quinta-feira (25), a Carreta da Mamografia.

O veículo ficará estacionado em frente à Unidade de Pronto Atendimento Dr Matheus Santamaria, o "PAM da Rodoviária" (Avenida Santos Dumont, 856 – Santo Antonio), até o dia 10 de novembro. A iniciativa é do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Guarujá.

O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, com no máximo, 50 pacientes por dia. Aos sábados, o horário de funcionamento será das 9 às 13 horas, com até 25 pacientes. Serão distribuídas senhas.

Só poderão fazer o exame, mulheres de 35 a 49 anos, munidas de encaminhamento médico, mais cartão SUS e RG. Já para mulheres com idade acima dos 50 anos, é necessário apresentar RG e cartão SUS. Excepcionalmente, nos dias 9 e 10 de novembro, a Carreta só atenderá as pacientes, cujo exame apresentou alterações.  

Segundo explica a coordenadora de unidades de especialidades da Secretaria de Saúde, Paula Escudero, o veículo vem para agilizar o acesso da população que não conseguiu ir às unidades de saúde. "Mesmo com a fila de espera zerada para a mamografia, a vinda da Carreta é uma forma de reforçarmos as ações desenvolvidas pela Prefeitura na rede municipal, com o objetivo de sensibilizar as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce".

Sobre o câncer de mama

É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de morte por neoplasia nas mulheres. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos, de modo que as mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter