X

Guarujá

Carreta da Mamografia chega ao Guarujá nesta quinta-feira (25)

Veículo fica na Cidade até o dia 10 de novembro, estacionado em frente ao PAM da Rodoviária; serão distribuídas senhas

Da Reportagem

Publicado em 23/10/2018 às 14:07

Atualizado em 23/10/2018 às 14:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Carreta da Mamografia chega ao Guarujá nesta quinta-feira (25) / Rodrigo Montaldi/DL

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que no mundo, surjam mais de 1 milhão e 50 mil casos de câncer de mama, a cada ano. E para reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce, chega ao Guarujá nesta quinta-feira (25), a Carreta da Mamografia.

O veículo ficará estacionado em frente à Unidade de Pronto Atendimento Dr Matheus Santamaria, o "PAM da Rodoviária" (Avenida Santos Dumont, 856 – Santo Antonio), até o dia 10 de novembro. A iniciativa é do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Guarujá.

O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, com no máximo, 50 pacientes por dia. Aos sábados, o horário de funcionamento será das 9 às 13 horas, com até 25 pacientes. Serão distribuídas senhas.

Só poderão fazer o exame, mulheres de 35 a 49 anos, munidas de encaminhamento médico, mais cartão SUS e RG. Já para mulheres com idade acima dos 50 anos, é necessário apresentar RG e cartão SUS. Excepcionalmente, nos dias 9 e 10 de novembro, a Carreta só atenderá as pacientes, cujo exame apresentou alterações.  

Segundo explica a coordenadora de unidades de especialidades da Secretaria de Saúde, Paula Escudero, o veículo vem para agilizar o acesso da população que não conseguiu ir às unidades de saúde. "Mesmo com a fila de espera zerada para a mamografia, a vinda da Carreta é uma forma de reforçarmos as ações desenvolvidas pela Prefeitura na rede municipal, com o objetivo de sensibilizar as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce".

Sobre o câncer de mama

É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de morte por neoplasia nas mulheres. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos, de modo que as mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Piranhas atacam 11 pessoas no interior de São Paulo

Os ataques aconteceram em Pereira Barreto, no interior de São Paulo

Polícia

Jovem de Praia Grande morre esfaqueado em Ribeirão Preto

Segundo a polícia, principal suspeita é a namorada; a mulher morava com a vítima e não aceitou o fim do relacionamento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter