X

Economia

Quer sentir o prazer de colher café em um cafezal pertinho da Av. Paulista?

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento promove, na próxima quinta-feira, a tradicional colheita no maior cafezal urbano do mundo

Nilson Regalado

Publicado em 21/05/2018 às 11:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O evento marca o Dia Nacional do Café, 24 de maio, e abre oficialmente a colheita da safra 2018/2019 no Estado / Divulgação

É bom providenciar um bom chapéu e protetor solar porque o trabalho na roça não é como se bronzear na beira da praia. Mas, a brisa que sopra entre as ruas do cafezal, o cheiro do mato verde, o contato com a natureza em estado puro e a farra estão garantidos! O convite pareceu interessante? 

Pois bem, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento promove, na próxima quinta-feira, a tradicional colheita no maior cafezal urbano do mundo. Localizada a cinco minutos da Avenida Paulista e do Parque Ibirapuera, no coração de São Paulo, a plantação tem dois mil pés que integram o acervo vivo do Instituto Biológico do Estado. A oportunidade única para os moradores da selva de pedra começa às 10 horas, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, na Vila Mariana.

O evento marca o Dia Nacional do Café, 24 de maio, e abre oficialmente a colheita da safra 2018/2019 no Estado. Em sua décima terceira edição, o Sabor da Colheita terá orientação de especialistas para que seja feita a ‘panha’ seletiva, com a retirada dos grãos bem maduros. 

Parte dos grãos será beneficiada, torrada e encaminhada ao Fundo Social de Solidariedade, que distribuirá a entidades do Estado. Em 2017, o Instituto Biológico doou 214 quilos de café arábica. A área a ser colhida corresponde à de um campo de futebol, ou seja, dez mil metros quadrados (um hectare). 

Além do tradicional cafezinho na xícara, o público também poderá se deliciar com broa de milho, canjica e comidas típicas caipiras, tudo para resgatar a importância do campo e do produtor rural para a população da cidade. Conforme as experiências anteriores, quem mais se diverte na colheita são as crianças. 

O maior cafezal urbano do mundo começou a ser formado na década de 1950 e tinha a função de servir às pesquisas para controle de pragas.

Segundo a Organização Internacional do Café, o consumo mundial ultrapassa 150 milhões de sacas de 60 quilos/ano. No Brasil, em 2017 o consumo atingiu 21,5 milhões de sacas, o que fez do País o segundo maior consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

E há muito o que comemorar. Ao que tudo indica, o Brasil colherá a maior safra de café da história. É o que indica o 2º levantamento da safra 2018, divulgado na última quinta-feira, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A quantidade total deve atingir 58 milhões de sacas de 60 quilos, crescimento é de 29,1% em relação à safra passada.

O resultado deve-se às boas condições climáticas e à bienalidade positiva, característica do pé de café, que produz mais em um ano e reduz a carga no ano seguinte. No último período de alta bienalidade, em 2016, o País teve uma produção de 51,4 milhões de sacas, recorde até então.

Peixe brasileiro está...
Mais um mal feito na produção brasileira de carnes veio à tona nesta semana. Como havia antecipado esta coluna em dezembro, a Europa comunicou oficialmente o Governo Federal que vai vetar a importação de pescado brasileiro.

...vetado na Europa!
Os motivos para o embargo vão da falta de confiança no sistema de rastreamento das embarcações brasileiras, o que inviabiliza a fiscalização da origem e da quantidade pescadas, passando pela falta de higiene nos barcos e nos locais de manipulação do pescado em terra. Em tempo: a União Europeia também proíbe a entrada de frango produzido em 20 frigoríficos brasileiros por suspeita de deficiência no controle sanitário do produto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter