X

Cultura

DL Cultura: ‘Negrinha’ propõe reflexão sobre preconceito racial

Espetáculo encerrou apresentações da 59ª edição do Festival Santista de Teatro nesta semana

Rafaella Martinez

Publicado em 10/09/2017 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Executada por três atores e oito músicos, a narrativa é encenada ao ar livre, com iluminação feita pela luz de velas / Sander Newton/Diário do Litoral

Um coro cantado por artistas na área externa da Cadeia Velha evoca sobre a necessidade de falar sobre política, ocupar a praça pública e promover resistência popular. Assim começa ‘Negrinha’, espetáculo da Cia do Imaginário que encerrou a programação teatral da 59ª edição do Festival Santista de Teatro nesta semana.

“Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados”. Assim começa o conto de Monteiro Lobato, que narra a trajetória de uma criança nascida na senzala e que viveu a infância escondida na cozinha, pois a patroa não gostava de criança.

Em cena, três atrizes dão voz e vida à pequena órfã. Com fôlego, encenam a violência praticada contra a menina, bem como toda a poesia do mágico encontro com a boneca de cabelos loiros que lhe deu uma alma.

Refletindo sobre temas como escravidão, preconceito, direitos humanos, infância e dignidade, a Oficina do Imaginário leva o público a uma atmosfera atemporal, através de sons, cores, sabores, aromas e texturas. Executada por três atrizes e oito músicos, a narrativa é encenada ao ar livre, com iluminação feita apenas pela luz das velas. Há uma interação sensorial dos atores e dos músicos com a plateia, trazendo o conto para uma reflexão atual, sempre através do campo lúdico.

É difícil definir qual o destaque de ‘Negrinha’: se é a atuação das atrizes que se revezam no papel principal; a estética do espetáculo, conduzido à luz de velas e em um clima intimista ou a trilha sonora, cantada e tocada ao vivo.

“Que a noite de hoje não seja o final do FESTA 59 e sim o começo da construção do FESTA 60 e que a Cadeia Velha lotada nos lembre que ela precisa continuar sendo um espaço de criação e fruição e não de encarceramento da arte”, destacou a diretora Paula D’Albuquerque no encerramento do espetáculo.

História

Em 1920, Monteiro Lobato (1882-1948) publicava o conto Negrinha no livro do mesmo nome. O espetáculo teatral é um “reconto” da obra de Lobato, onde, apesar do texto preservado, as composições plástica e sonora levam a uma ressignificação de conceitos.

Discutir a representação do negro na obra de Monteiro Lobato, além de contribuir para um conhecimento maior do escritor brasileiro, pode renovar os olhares com que se olham os sempre delicados laços que enlaçam literatura e sociedade, história e literatura, literatura e política e similares binômios.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter