X

Cotidiano

Vereadores da Baixada Santista querem mudar critérios de atendimento do Samu

Eles têm buscado alterar os atuais critérios que regem o serviço, especialmente quanto à determinação de encaminhamento exclusivo dos pacientes para prontos- socorros do SUS

Da Reportagem

Publicado em 26/03/2016 às 11:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em Santos, pacientes com planos de saúde são levados para o hospital conveniado / Luiz Torres/DL

Se o paciente tem plano de saúde, por que ele não pode ser resgatado diretamente a um hospital particular? Essa é a questão que atualmente tem mobilizado os vereadores de toda a Baixada Santista, no que se refere ao atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Através da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), eles têm buscado alterar os atuais critérios que regem o serviço, especialmente quanto à determinação de encaminhamento exclusivo dos pacientes para prontos- socorros do SUS.

“O entendimento geral dos vereadores é de que isso seria desnecessário, a partir do momento em que o paciente manifeste sua vontade de ser encaminhado para hospital que ele seja conveniado. Além disso, encarece os custos do serviço”, resume o vereador de Guarujá, Toninho Salgado (PDT), que é membro da diretoria da Uvebs. “Neste caso, o médico regulador do Samu poderia tranquilamente destinar o paciente para onde achasse melhor, desde que levada em conta a grade de atendimento apresentada pela rede hospitalar particular, a gravidade do caso e a proximidade da ocorrência”, complementa.

Em reunião ocorrida no último dia 15, com a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-4), Paula Covas, vereadores ouviram dela que “não é possível para o Samu levar um paciente ao hospital particular da rede conveniada que o atende porque nem todos os hospitais particulares possuem prontos- -socorros”.

Em Santos, segundo noticiado pelo Diário do Litoral, no último dia 17, a medida já vem sendo adotada e foi resultado de três anos de conversação entre a Prefeitura de Santos, os responsáveis pelo Samu na cidade, as instituições hospitalares privadas e o vereador Evaldo Stanislau - com apoio da Uvebs.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter