X

Santos

Atenção motoristas! CET-Santos vai mudar cruzamento no canal 6; saiba mais

Decisão vai permitir a melhora dos tempos semafóricos na intersecção, com ganho de até 80% na fluidez do tráfego

Da Reportagem

Publicado em 12/04/2024 às 18:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Semáforo do cruzamento será modernizado com troca a coluna semafórica. Depois, será feita a reprogramação dos tempos / Raimundo Rosa/PMS

Até a próxima terça-feira (16), serão iniciadas intervenções em relação ao cruzamento da Avenida Coronel Joaquim Montenegro (canal 6) com a Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Aparecida, em Santos. Com a medida, haverá a extinção da conversão de veículos que saem da Epitácio (pista sentido Ponta da Praia/José Menino) e ingressam no canal 6 em direção à praia.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O fim da possibilidade de conversão vai permitir a melhora dos tempos semafóricos na intersecção, com ganho de até 80% na fluidez do tráfego, além do aumento das condições de segurança para os usuários, segundo estimativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

“Esse é um cruzamento complexo, pois são vários movimentos possíveis. Por outro lado, o trânsito na região mudou nos últimos anos com a Ponta da Praia se tornando o segundo bairro mais adensado de Santos”, destacou o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, durante apresentação do projeto de remodelação elaborado para o local, que será executado em parceria com a Secretaria de Prefeituras Regionais (Sepref).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Conforme explicou, passam pelo cruzamento, em média, 1.750 veículos por hora, sendo o movimento de maior demanda o da Epitácio em direção à Ponta da Praia, com média de 816 veículos/hora (55% do total). Com a reorganização proposta, será eliminado o fluxo com menor volume de tráfego, que é o da conversão da Epitácio para o canal 6/praia, com média de 110 veículos/hora (6% do total), ressaltou.

BENEFÍCIOS

O semáforo do cruzamento será modernizado com troca a coluna semafórica. Depois, será feita a reprogramação dos tempos. “O tempo destinado à conversão a ser extinta será distribuído nos demais movimentos, de acordo com a demanda de tráfego”, afirmou Gonçalves, assinalando que isso vai proporcionar melhoria da fluidez.

Ele também frisou que haverá benefícios também para os ciclistas, com a criação de área para a acomodação destes condutores, que farão uma travessia menor e mais segura. E, ainda, para os pedestres, na medida em que, com um ciclo semafórico menor devido à otimização dos movimentos, a espera para atravessar a rua será menor.

NOVA CONVERSÃO

Para o acesso do tráfego com destino à praia será oferecida nova alternativa. Junto à Rua Inglaterra, será implantada sinalização para permitir a conversão da Avenida dos Bancários, sentido praia. Conforme o titular da Sepref, Luiz Felipe Tonelli Távora, no início da próxima semana serão feitas as adequações no canteiro central da Bancários, visando permitir a conversão à esquerda em direção à Rua Inglaterra.

Feita essa nova abertura, a CET cuidará da sinalização, e, na sequência, a Sepref já fará os trabalhos previstos para o canal 6: rebaixamento de guias e mudanças no geométrico. A partir desse momento, ficará proibida a conversão no cruzamento (sentido praia). A estimativa do secretário é de que em 15 dias toda a parte de obras do projeto esteja concluída.

LINHA 4

Com a extinção da conversão da Epitácio Pessoa para o canal 6 em direção à praia, a linha 4 do transporte público municipal, cujo trajeto atual inclui esse movimento, passará a seguir itinerário direto pelas avenidas da orla (o mesmo feito atualmente, sempre às sextas-feiras, dia de feira livre no local), por onde circulam outras linhas que também poderão servir aos usuários.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

PM acha 7 corpos durante buscas por soldado na Baixada Santista

Os mortos ainda não foram identificados

Cotidiano

Confira os concursos públicos abertos; há salários de R$ 21 mil e vagas na Baixada

A cidade de Registro oferece o maior salário dentre todas as oportunidades disponíveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter