X

Cotidiano

Sinfônica de Cubatão abre programação 'Música no Parque' neste domingo

Programa traz músicas de compositores brasileiros. Apresentação será às 16h, no Novo Anilinas

Da Reportagem

Publicado em 02/03/2018 às 19:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O concerto integra a 'Série Brasilidade', criada por Rodrigo Vitta, que é regente titular da Banda Sinfônica / Divulgação/PMC

A Banda Sinfônica de Cubatão abre a programação "Música no Parque" no próximo domingo (4) na cidade. A apresentação será às 16h, no Vão Cultural do Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). O projeto leva a arte dos Grupos Artísticos para a comunidade, sempre com repertórios diferenciados. A Sinfônica é um dos Corpos Estáveis da Secretaria Municipal de Cultura.

O concerto integra a "Série Brasilidade", criada por Rodrigo Vitta, que é regente titular da Banda Sinfônica. O programa traz canções como "Odeon", de Ernesto Nazareth, um tango brasileiro publicado no início do século XX, que ganhou notoriedade só nos anos 60, quando Vinícius de Morais fez letra para a melodia. Nesta composição, Nazareth faz uma homenagem à empresa proprietária do Cine Odeon, no Rio de Janeiro, local onde o artista tocava na sala de espera do cinema - na época, o mais luxuoso da cidade. Muita gente frequentava o lugar só para ouvi-lo tocar, deixando inclusive de assistir aos filmes.

Por meio do repertório, Vitta reafirma o teor de brasilidade da Sinfônica, um compromisso de difundir esse tipo de composição de raiz. "Com 'Copacabana', de Braguinha e Alberto da Vinha, e 'Nêga', de Afonso Teixeira, teremos um concerto festivo. 'Fantasia Asa Branca', criada pelo maestro Roberto Farias, também é outra composição importante, que está presente no imaginário coletivo das pessoas", disse.

A apresentação se encerra com "Suíte Pernambucana de Bolso" e "Suíte Nordestina", de Mestre Duda, e "Mourão", de Guerra Peixe, com movimentos musicais de muita energia, que prometem levantar o público. A idéia é prosseguir 2018 com uma programação assertiva e positiva, de acordo com o regente.

Música no Parque

Roberto Farias, coordenador geral dos Grupos Artísticos de Cubatão e idealizador do "Música no Parque", afirma que a atividade tem por objetivo fortalecer o vínculo dos grupos cubatenses com o público, que sempre tem prestigiado as apresentações. "Os espetáculos tiveram início de maneira tímida. Mas, no decorrer de cada temporada, percebemos que as pessoas comparecem todo domingo porque têm certeza de que encontrarão uma linda apresentação ali", disse.

Os concertos continuam neste mês: no sábado, 10/3, é a vez do Grupo Rinascita de Música Antiga levar seu talento ao Novo Anilinas sob direção artística de Fabrício Leite; no domingo, 11/3, Banda Marcial e seu Corpo Coreográfico trazem um repertório inédito com regência de Alexandre Felipe Gomes e coreografias de Alessandra Palucci, e participação do Coral Raízes da Serra da Terceira Idade comandado pela maestrina Sandra Diogo. No dia 17/3, Coral Zanzalá e Cia de Dança de Cubatão apresentam novo espetáculo dentro do "Música no Parque". Todas as apresentações acontecem às 16h, com entrada gratuita.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter