X

Cotidiano

Sabesp realiza Semana Saturnino de Brito com eventos abertos à população

Programação acontece de 6 a 9 de novembro com palestras, mesas-redondas e visitas a equipamentos históricos

Da Reportagem

Publicado em 05/11/2018 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Palácio Saturnino de Brito / Divulgação

A trajetória do saneamento da Baixada Santista, desde as grandes obras do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito até os dias de hoje, será revisitada na próxima semana dentro das atividades da Semana Saturnino de Brito, que acontece entre os dias 6 e 9 de novembro (confira calendário completo e endereços abaixo).

A iniciativa da Sabesp tem como objetivo aproximar a população desta parte importante da história, por meio de palestras, mesas-redondas e visitas a importantes equipamentos projetados pelo Patrono da Engenharia Sanitária Nacional, e que contribuíram para que a região se desenvolvesse e se tornasse um dos principais atrativos turísticos do litoral do Estado de São Paulo.

A abertura da Semana será feita pela diretora-presidente da companhia, Karla Bertocco Trindade, a partir das 9 horas da terça-feira (6). Na sequência haverá a palestra “A Trajetória de Saturnino de Brito”, com o doutor em Arquitetura, Carlos Roberto Andrade, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).

Na quarta-feira (7), às 10 horas, será possível visitar a Usina Terminal de Esgotos, idealizada por Saturnino de Brito, que fez parte do esgotamento sanitário de Santos desde a inauguração, em 1912, até 2010, quando foi restaurada e desativada para modernização no sistema. A partir das 19 horas, o tema abordado será “O Plano de Saneamento de Saturnino de Brito para Santos”, com o arquiteto José Marques Carriço e mesa composta por professores e especialistas.

Quinta-feira (8), às 10 horas, a visita será à Ponte Pênsil, em São Vicente, também de autoria do homenageado pelo evento e construída em 1914 originalmente para transporte dos esgotos de Santos até a ponta do Forte do Itaipu, em Praia Grande. Às 19 horas, o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro Sérgio Bekerman, fará palestra sobre “O Saneamento da Região da Baixada Santista Hoje”.

O encerramento da Semana, com entrega de certificados aos participantes, acontecerá às 10 horas da sexta-feira (9), pelo engenheiro João Cesar Queiroz Prado, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, que abordará “O Futuro do Saneamento da Região” em palestra.

A programação da Semana Saturnino de Brito é totalmente gratuita e as inscrições podem ser feitas chegando com 30 minutos de antecedência aos horários agendados e nos locais de cada atividade.

O evento é uma realização da Sabesp com o apoio das Prefeituras de Santos e São Vicente, Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Universidade Paulista (UNIP) e Universidade São Judas Tadeu.

Semana Saturnino de Brito

- 6 de novembro, terça-feira:

9 horas – Abertura oficial do evento com a diretora-presidente da Sabesp, Karla Bertocco Trindade; e palestra “A Trajetória de Saturnino de Brito”, com professor doutor Carlos Roberto Andrade, no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128 – Centro, Santos)

 

- 7 de novembro, quarta-feira:

10 horas – Visita à Usina Terminal de esgotos de Santos, nas dependências da EPC Santos (rua Rio Grande do Sul, sem número – José Menino, Santos)

 

19 horas – “O Plano de Saneamento de Saturnino de Brito”, com arquiteto José Marques Carriço, e mesa-redonda com engenheiro Marcio Lara (UNIP), Nivio Antunes Gomes (Sabesp), Fabio Lopez (Prefeitura de São Vicente) e professora Maria Fernanda (Universidade São Judas); no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128 – Centro, Santos)

 

- 8 de novembro, quinta-feira:

10 horas – Visita à Ponte Pênsil (ponto de encontro no lado do bairro da Biquinha, em São Vicente)

 

19 horas – “O Saneamento da Região da Baixada Santista”, com superintendente da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro Sérgio Bekerman, e mesa-redonda com engenheiro João Guedes (UNISANTA), arquiteta Fernanda Meneghello (AGEM) e professor Luiz Fernando (UNISANTOS); no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128 – Centro, Santos)

 

- 9 de novembro, sexta-feira:

10 horas – “O Futuro do Saneamento da Região”, com diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, engenheiro João Cesar Queiroz Prado; no auditório do Palácio Saturnino de Brito (avenida São Francisco, 128 – Centro, Santos)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter