X

Cotidiano

Profissionais liberais e autônomos devem ficar atentos para não cair na ‘boca do leão’

Se os valores fornecidos pelo prestador de serviço e o cliente divergirem ambos podem cair na malha fina

Da Reportagem

Publicado em 13/02/2016 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Entrega da declaração do Imposto de Renda terá início no próximo dia 1º de março / Marcos Santos/USP Imagens

Os profissionais liberais e autônomos precisam tomar cuidado na hora de declarar o Imposto de Renda (IR) este ano. Isso porque, desde janeiro do ano passado, a Receita Federal determinou a obrigatoriedade de informar no programa de Recolhimento Mensal Obrigatório, ou carnê-leão, o CPF de cada um dos clientes atendidos. Se houver divergências, a chance de cair na malha fina é grande. Até 2014, apenas os pagamentos eram declarados sem a identificação de quantas e quem eram essas pessoas.

“Antigamente era apenas informada a estimativa do valor recebido por mês. A Receita determinou o lançamento mês a mês dessas informações, o programa ainda não foi disponibilizado, mas é bem provável que esses dados sejam migrados para a declaração”, disse o advogado Robson Amador, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB Santos.

A mudança visa diminuir o número de contribuintes - pessoa física - que cai na malha fina. "Essa nova exigência permite à Receita Federal cruzar as informações entre o profissional que prestou o serviço e o cliente. Se os valores fornecidos não baterem, ambos cairão na malha fina, e essa diferença pode ser de apenas um centavo. A tendência é que os casos de declarações retidas tripliquem este ano", explicou Amador. Segundo o advogado, a demanda de profissionais liberais e autônomos que procura informações sobre o assunto e que deseja regularizar a situação aumentou.

A dica para médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, advogados ou quaisquer outros profissionais liberais e autônomos é que analise os 12 meses de 2015 e já deixe organizado os recebimentos no livro caixa.

Os lançamentos são feitos por meio de programa disponibilizado no site da Receita Federal. O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda este ano terá início no próximo dia 1º de março e término no dia 29 de abril.

Segundo a Receita Federal, em 2015, 617.695 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 caíram na malha fina.  Desse total, 29,3% apresentaram problemas com a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes e 21% com despesas médicas.

"As pessoas precisam saber que omitir informações, tentar enganar a Receita Federal é crime. Uma coisa muito comum é os contribuintes lançarem despesas médicas que não foram delas. Gastos laboratoriais, hospitalares, com plano de saúde, exames e até próteses mamárias são dedutíveis, desde que sejam do titular ou de seus dependentes", observa Amador.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter