X

Cotidiano

Oficinas preparam candidatos para o 1º Concurso Literário de Praia Grande

Organizado pela Secretaria de Educação (Seduc), o Concurso homenageia o dramaturgo, romancista e poeta paraibano Ariano Suassuna, autor de obras como “O Auto da Compadecida”

Publicado em 27/04/2015 às 12:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As oficinas preparatórias para a 1ª edição do Concurso Literário de Praia Grande estão a todo vapor. Artigos de opinião, improvisação de cenas e parla drama são alguns dos temas debatidos com os interessados em participar da competição cultural durante encontros realizados de 14 de abril até esta quinta-feira (23). Organizado pela Secretaria de Educação (Seduc), o Concurso homenageia o dramaturgo, romancista e poeta paraibano Ariano Suassuna, autor de obras como “O Auto da Compadecida”.

As oficinas têm como finalidade apresentar para os participantes os gêneros de escrita do Concurso Literário. Até o momento, mais de 300 possíveis concorrentes assistiram às mini-aulas. Durante cada encontro, os voluntários detalharam as principais características das modalidades e também deram dicas para enriquecer o texto e torná-los de melhor qualidade.

As oficinas não obrigam os participantes a realizarem a inscrição no concurso, mas auxiliam a definirem o gênero literário que concorrerão. Foi o que aconteceu com 18 alunos da Escola Estadual Doutor Abrahão Jacob Lafer, Bairro Guilhermina, que escolheram a modalidade artigo de opinião, após assistirem à mini-aula ministrada por Luciene de Souza e João Mário Santana, ambos da Diretoria de Ensino de São Vicente.

Programação – Quem quiser participar das oficinas literárias deve correr, pois as vagas estão no fim. Das cinco mini-aulas, referentes a quatro gêneros de escrita, que ocorrem na semana que vem, apenas uma ainda está disponível para inscrição. Trata-se da palestra sobre Parla Drama que será ministrada pelos voluntários Paulo Duek e Francisvaldo Lourenço da Silva. O encontro acontecerá quarta-feira (29), na Escola Municipal São Francisco de Assis, das 19 às 21 horas.

As oficinas preparatórias para a 1ª edição do Concurso Literário de Praia Grande estão a todo vapor (Foto: Felipe França)

Confira a programação com data, local e horários das oficinas que ainda ocorrerão:

27 de abril (segunda-feira)
Oficina – Charges
Local – Colégio Vila Verde (Avenida Presidente Kennedy, 4.000, Bairro Aviação)
Horários – 10 às 12 horas/ 14 às 16 horas

28 de abril (terça-feira)
Oficina – Contos
Local – Porto do Saber (Avenida São Paulo, 900, Bairro Boqueirão)
Horários – 16 às 18 horas

29 de abril (quarta-feira)
Oficina – Parla Drama
Local – EM São Francisco de Assis (Rua Cornélio Procópio, 300, Bairro Boqueirão)
Horários – 19 às 21 horas

29 de abril (quinta-feira)
Oficina – Poemas
Local – EM Dr. Roberto Shoji (Rua Ildefonso Galeano, 100, Bairro Tupiry)
Horários – 19 às 21 horas

Detalhes

As inscrições do 1º Concurso Literário de Praia Grande ocorrem de 1º a 17 de maio, direto no endereço eletrônico Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br/concursoliterario).

Os candidatos terão que escrever textos nos formatos artigo de opinião, crônicas charges, poemas e memória literária, todos sobre o tema “Eu Cidadão... E Agora?”. Podem participar alunos e professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) I e II, das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Os vencedores participarão de antologia, que reunirá textos e charges escolhidos, que será lançado com sessão de autógrafos que ocorrerá no Complexo Cultural Palácio das Artes e contará com apresentações teatrais adaptadas dos textos escolhidos. As escolas que contarem com estudantes e professores vencedores também serão premiadas. Uma comissão organizadora indicará o corpo de jurados de acordo com histórico na literatura dentro da Região.

Para o grande dia de premiação, a Secretaria de Educação firmou parceria com 11 editoras que apóiam a realização do evento. O grupo auxiliará a pasta municipal presenteando as escolas vencedoras com livros ou custeando os troféus que serão entregues aos alunos vencedores. São eles: Ática, Moderna, Globo, Leya, Évora, Folia de Letras, Scipione, Parceiros do Livro, Salamandra, Panini e Liberty.

A Seduc desenvolve o 1º Concurso Literário de Praia Grande em parceria com a Diretoria de Ensino de São Vicente e com as secretarias municipais de Comunicação Social (Secom) e Cultura e Turismo (Sectur), além da Subsecretaria de Assuntos da Juventude, Casa do Poeta e Centro Educacional Vila Verde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter