X

Cotidiano

Novo plano de mobilidade urbana pode fazer Itanhaém avançar mais

O projeto é a reativação do ramal férreo, que abre janela de oportunidade de utilização dos trilhos para a mobilidade urbana e atrativos turísticos

Da Reportagem

Publicado em 23/08/2018 às 11:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O estado de São Paulo possui a malha ferroviária mais avançada do país, entretanto, necessita de investimentos, principalmente no que tange à revitalização / Divulgação

Planos de uso da linha férrea que cruzam as cidades que compõem o Litoral Sul á região central da Baixada Santista para o transporte de massa são debatidos desde a desativação do Trem Intrametropolitano (TIM), no fim da década de 1990, mas as propostas não foram viáveis pelo custo do projeto e da posse para o empreendimento. Entretanto, nos últimos meses, tem-se discutido a expansão do modal VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, na antiga malha que seria outra opção ao invés do transporte público rodoviário, que, com certas dificuldades atende a grande demanda de viagens intermunicipais devido a quantidade populacional.

A atual concessionária realizou uma pesquisa que identifica inviabilidades técnicas, econômicas e ambientais para reativar o ramal para o transporte de carga aos moldes do atual contrato, e colocou-se à disposição para auxiliar nos estudos técnicos e na viabilização da melhor solução escolhida, uma vez que propõe devolver o trecho de 213 quilômetros ao Governo Federal, e criar um fundo compensatório, de cerca de R$ 200 milhões para os Municípios.

Alguns encontros já aconteceram entre prefeitos das cidades, parlamentares e representantes da atual concessionária do trecho onde passa a linha férrea, a Rumo Logística, para discutir o assunto, e novas outras reuniões irão definir o melhor formato de uso do espaço. Técnicos de cada uma das cidades estudam os locais de utilização da área.

O estado de São Paulo possui a malha ferroviária mais avançada do país, entretanto, necessita de investimentos, principalmente no que tange à revitalização. A consequência da situação atual da linha é a dificuldade no desenvolvimento regional pela falta de mobilidade urbana, por isso, o plano é reativá-la nas modalidades de transporte público, e turismo até o Vale do Ribeira.

ITANHAÉM 

A Cidade está comprometida em colaborar no projeto, e um dos primeiros passos é o estudo da vocação local, isso porque, com a reativação do ramal férreo, abre-se janela de oportunidade de utilização dos trilhos para a mobilidade urbana e atrativos turísticos por toda a extensão da linha que cruza por todo o Município, inclusive, próximo a pontos de valores culturais e turísticos como o Centro Histórico e a Boca da Barra. A acessibilidade aos extremos e entre bairros e Centro também será facilitada, além do fato de que maior comodidade no transporte intermunicipal estará sendo proporcionado aos munícipes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter