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Cotidiano

Na Baixada Santista, filhos vão presentear no Dia dos Pais gastando até R$ 100,00

Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista também mostra expectativa dos empresários para a data comemorativa

Da Reportagem

Publicado em 03/08/2018 às 19:20

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Ao todo, 48% dos entrevistados dizem que o item escolhido deverá ter preço entre R$ 51,00 e R$ 100,00 / Rodrigo Montaldi/DL

Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SincomércioBS) nas nove cidades da região aponta que, assim como em 2017, a maioria dos consumidores pretendem gastar até R$ 100,00 em compras para o Dia dos Pais. Ao todo, 48% dos entrevistados dizem que o item escolhido deverá ter preço entre R$ 51,00 e R$ 100,00.

Se, em 2017, 28% previam manter o orçamento entre R$ 101,00 e R$ 200,00, agora o número sobe para 40%. Já quem busca o mais econômico, com ticket máximo de R$ 51,00, não figura entre as escolhas. Itens entre R$ 201,00 e R$ 300,00 terão 8% de preferência e, acima de R$ 300,00, apenas 4% (mesmo patamar do ano anterior).

“O momento do país é difícil e o poder aquisitivo da população ainda sofre, mas se o comerciante souber se organizar, há espaço para que consiga trabalhar a data ao seu favor e garantir maior captação de vendas durante o período”, afirma o presidente do SincomércioBS, Omar Abdul Assaf.

Os segmentos mais procurados também permanecem os mesmo: roupas correspondem a 62%, seguido por calçados (37%) e perfumes (12%).  Destacam-se, ainda, artigos esportivos (4%), bebidas (4%), óculos (4%), livros (8%) e eletrônicos (8%). Completam a lista, sem margem de escolha pelos entrevistados: objetos automotivos, jóias, acessórios e carteiras. No questionário, era possível eleger uma ou mais opções.

Um bom atendimento (40%) e vitrine bem arrumada e chamativa (36%) são as características mais atrativas na hora de selecionar o local de compra.  Já para 24%, a escolha é feita de acordo com o que o pai deseja ganhar. A mesma quantidade de pessoas dá mais valor a promoções e ofertas e algo novo ou diferenciado no mercado é fator decisivo para 12%. As propagandas na TV, internet, revistas ou jornais conquistam apenas 4%.

A pesquisa revela que o cartão de crédito deverá ser a principal forma de pagamento, com 52% das respostas. Nas transações à vista, 36% dos clientes deverão utilizar dinheiro e 12%, o débito.

Os estabelecimentos físicos ainda são os preferidos na Baixada Sanista: 24% mencionam ter intenção de comprar o presente para o pai em lojas de rua e outros 8%, nos shoppings – quem pensa em recorrer ao e-commerce soma 8%. Na mesma categoria, 60% dos consumidores se mostram indiferentes.

Empresários confiam em vendas melhores em 2018  

A pesquisa do Sindicato também consultou os empresários da região sobre a expectativa para o Dia dos Pais. Para 50% deles, as vendas em 2018 serão melhores que no mesmo período do ano passado. Já para 33%, o desempenho deverá se manter, enquanto 17% dos comerciantes acreditam na diminuição do faturamento.

Entre os lojistas que aguardam resultados positivos, 34% estimam uma melhora de 5% a 10%. Já 15% creem em evolução de até 5%, enquanto 19% contam com aumento entre 10% e 15%. Por fim, 32% esperam crescimento superior a 15%.

Dentro do percentual de quem projeta um cenário negativo para a data, 83% apontam a crise econômica como o principal motivo para a queda nos lucros, enquanto 11% citam um possível desinteresse do público.

No topo das ações citadas para atrair mais clientela está a decoração especial da vitrine, com 59%. Novos produtos aparecem em segundo lugar, com 57%, seguido da divulgação nas mídias sociais, com 53%. Já o treinamento de funcionários é lembrado por 36% dos lojistas e, o investimento em propaganda, por 21%. As promoções, descontos e diversificação da forma de pagamento, bem como o bom atendimento, acumulam 1% cada. No questionário, era possível escolher entre uma ou mais iniciativas.

O levantamento foi realizado entre 15 e 30 de julho, com 106 entrevistados, nas nove cidades da Baixada Santista. A pesquisa tem caráter quantitativo, pelo método de levantamento com amostra aleatória simples e estratificada.

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