X

Cotidiano

Maré alta prejudica travessia da balsa e fecha canal do Porto de Santos

Ressaca alagou as ruas da Ponta da Praia e da Zona Noroeste; tempo de espera para travessia ultrapassou uma hora em ambos os lados

Rafaella Martinez

Publicado em 18/07/2017 às 19:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O mar ficou agitado e as ondas registraram 1,84 metro no início da tarde / Matheus Tagé/DL

A força e a altura das ondas trouxeram problemas na travessia de balsas e na navegação santista nesta terça-feira. A forte ressaca que atingiu a Ponta da Praia e a Zona Noroeste também provocou alagamentos. O mar ficou agitado e as ondas registraram 1,84 metro no início da tarde. Por volta das 7h, a Praticagem de Santos chegou a registrar ondas de 3,78 metros, número recorde do ano.

De acordo com a Dersa, a travessia de balsas Santos/Guarujá sofreu com a influência da força da correnteza e da altura da maré, o que dificultou as manobras de atracação. Por esse motivo, a travessia operou de forma mais lenta e com menos balsas, provocando umas espera de mais de uma hora em ambos os lados.

Devido às condições do mar, o canal do Porto de Santos precisou ser fechado por volta das 8h, quando os ventos alcançaram mais de 40 km/h. A Marinha registrou também o deslocamento da boia 1 de sinalização do porto, que se desprendeu e encalhou na praia do Boqueirão pela manhã. Outra boia será colocada na posição pelo Codesp assim que as condições do mar permitirem. Até o fechamento desta reportagem, o Canal permanecia fechado.

Por conta de ressaca da maré, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou a pista da Avenida Bartolomeu de Gusmão, sentido Ponta da Praia, entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (canal 6) e a Rua Carlos de Campos.

O pico aconteceu às 12h, quando a água do mar invadiu as vias da Ponta da Praia. Dezenas de pessoas ocuparam o calçadão para acompanhar a quebra das ondas. Alguns carros também estacionaram para fazer imagens.

Morador de Santos há mais de 40 anos, Fernando Matos aproveitou  para registrar e cena. “É bonito e assustador. Antigamente esse trecho tinha uma faixa de areia grande e hoje praticamente desapareceu. Estamos no espaço da natureza e ainda não sabemos o que significa essa ocupação”, conta.

Ruas ficaram alagadas na Zona Noroeste

Na Zona Noroeste, diversas vias ficaram alagadas. As cheias tiveram início também ao meio-dia. O cenário é comum diante das altas das marés.

As ruas Francisco de Domenico com a Rua José de Moraes no Rádio Clube e a Rua Flor Horácio Cyrillo no Castelo ficaram intransitáveis devido ao alagamento. Outras ruas ficaram parcialmente alagadas, mas sem interdição.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter