X

Em menos de um mês, pelo menos três casas localizadas entre as ruas Saturnino de Brito e João Caetano, no bairro Marapé, em Santos, amanheceram sem os portões / Rodrigo Montaldi/DL

Em menos de um mês, pelo menos três casas localizadas entre as ruas Saturnino de Brito e João Caetano, no bairro Marapé, em Santos, amanheceram sem os portões. O problema não é novo, mas segundo os moradores se intensificou desde o início deste mês. 

A moradora de um sobrado, que não quis se identificar, relatou que pouco depois das quatro e meia da manhã de domingo para segunda, no dia 30 de abril, ouviu um barulho no quintal e, com medo de descer, decidiu olhar apenas pela janela.

“Na hora vi um rapaz bem magro, de bermuda, chinelo e uma mochila. Uma folha do portão já estava no chão e a outra sendo carregada por ele”, conta. 

“Eu fui até a delegacia e lá me disseram que demoraria pelo menos duas horas para fazer o Boletim de Ocorrência, aí desisti”, diz. 

O que sobrou do portão está guardado no quintal, aguardando o orçamento do marceneiro. “Mas pelo que sei o prejuízo não sai por menos de R$1.500”, lamenta. 

Mais a frente, outra residência está com o portão preso por arames. O motivo é que na madrugada do feriado de 1° de maio, por volta das 5 horas da manhã, ele também foi furtado, mas um dos guardas noturnos que andam pelo bairro de moto percebeu a ação e o suspeito saiu correndo sem conseguir concluir o furto. 

“Amarrei pra não ficar sem nenhuma proteção enquanto aguardo o novo  portão ser instalado porque como eles quebraram os parafusos, não tem mais como arrumar. Essa é a segunda vez que pegam meu portão.

Eles usam pé de cabra pra conseguir fazer isso”, conta o residente. 

A Reportagem andou pelo bairro e percebeu que muitos moradores, para tentar evitar o problema, prenderam os portões com cadeados. Na Rua João Caetano, uma das casas que teve o portão levado está fechada com tapume. De acordo com uma vizinha, o fato aconteceu também no início deste mês. 

Em menos de um quarteirão, há pelo menos seis portões presos por correntes. Antigamente, o alvo eram as torneiras de alumínio que  ficam do lado externo das casas.  

Receptação

Os entrevistados acreditam que quem comete os furtos sejam os usuários de drogas que ficam na região do túnel do VLT, ao lado da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no José Menino. A suspeita se dá porque, segundo informações não confirmadas, alguns portões foram ­vistos lá. 

Ainda de acordo com uma moradora, existe um terreno na subida do morro, na lateral do túnel, repleto de portões que podem ser readquiridos, caso o proprietário pague uma determinada quantia para quem toma conta do local. 

Respostas

Em resposta, a 5ª Companhia de Policiamento do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior informou que acompanha a dinâmica criminal por intermédio das ferramentas de inteligência como INFOCRIM, COPOM on-line e dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública e que as informações recebidas pela Redação foram encaminhadas ao Comandante da 5ª Cia para análise.

A respeito de policiamento ostensivo preventivo no bairro do Marapé, esclareceu que a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é considerada uma área de interesse de Segurança Pública, onde além da atuação dos programas de policiamento, também são realizadas operações periódicas com foco nas abordagens visando identificar procurados pela justiça, apreensão de entorpecentes e armas brancas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 e 190.

Já a Prefeitura explicou que a Equipe de Abordagem Social (SEDS) promove abordagens constantes junto à população em Situação de Rua na região do túnel do VLT e que efetua os encaminhamentos para a rede socioassistencial do município àqueles que aceitam de forma voluntária. A primeira abordagem deste ano ocorreu no dia 19 de abril.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter