X

Cotidiano

Inteligência emocional será trabalhada em sala de aula em Santos

O Colégio do Carmo, em Santos, implantará o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), projeto que visa a compreensão dos sentimentos

Vanessa Pimentel

Publicado em 02/12/2017 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As agressões intencionais feitas repetidamente por alunos também serão discutidas / Rodrigo Montaldi/DL

Se para os adultos os sentimentos são complexos, para as crianças, que ainda estão construindo sua personalidade, pode ser ainda mais complicado. Para ajudar os pequenos a entender melhor o que sentem e lidar com as emoções, o Colégio do Carmo, em Santos, implantará o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), projeto que visa a compreensão dos sentimentos, bem como o respeito às diferenças.

O laboratório tem também como objetivo, auxiliar os alunos a se conhecerem melhor, desenvolverem o autocontrole e a empatia. Além dos estudantes e professores, os pais participarão da iniciativa.

“Sentimos grande necessidade de trabalhar a inteligência emocional, o relacionamento e a empatia entre os alunos. É muito importante aprender a lidar com limitações, dificuldades e diferenças e a escola tem um papel muito grande em incentivar os estudantes a serem adultos mais preparados para a vida”, explica a diretora pedagógica do Colégio do Carmo, Renata Maria Smolka e Gaia.

Até o 3º ano do Ensino Fundamental as crianças seguirão material com personagens que, ao longo de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam como elas, aprendendo que não se pode controlar o que se sente, mas que é possível reconhecer os sentimentos e as melhores formas de lidar com eles.

Já a partir do 4º ano do Ensino Fundamental os alunos terão contato com habilidades socioemocionais, como colaboração, perseverança, criatividade, comunicação, pensamento crítico e proatividade.

Além dos estudantes e professores, os pais terão um papel muito importante no desenvolvimento dessas competências. “Os pais também receberão material, pois é muito importante que eles tenham esses momentos e conheçam mais sobre seus filhos, o que pensam, como se comportam e por que se comportam em diversas situações. O diálogo é base para aprimorar todas essas relações”, sintetiza a diretora.

Bullying

As agressões intencionais feitas repetidamente por alunos também serão discutidas. A diretora afirma que o ideal para prevenir este tipo de prática é atuar imediatamente em qualquer situação que caracterize bullying.  

“A escola precisa acompanhar de perto o comportamento e a prática dos alunos e caso seja identificado o bullying, é necessário atuar imediatamente, até porque quem faz o bullying também precisa de ajuda”, explica Renata.

O LIV

O Laboratório Inteligência de Vida é um projeto em que o aluno desenvolve o seu pensamento crítico, entende que com a ajuda de outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo. No LIV não há sentimento bom ou ruim, todos são permitidos e compreendidos para que se possa lidar com eles da melhor maneira possível. É só praticar um pouquinho para se tornar alguém melhor.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter