X

Cotidiano

Guarujá realiza evento em alusão ao Setembro Azul

Na programação um flash mob, distribuição de panfletos informativos e aferição de pressão arterial

Da Reportagem

Publicado em 20/09/2018 às 21:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dentro das comemorações do Setembro Azul – onde são lembradas diversas datas importantes de luta e conquista da comunidade surda - o Instituto Expressão do Silêncio de Guarujá, em parceria com as Secretarias Municipais de Relações Sociais (Seres) e de Turismo (Setur), promove uma tarde de vivências. A ação acontece neste sábado (22), na Praça das Bandeiras (Pitangueiras), das 14 às 17 horas.

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção da população para os direitos dos surdos e também promover a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na programação, um Flash Mob em Libras. Flash Mobs são aglomerações de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente da mesma forma que se reuniram.  Além disso, no local haverá distribuição de panfletos informativos, aferição de pressão arterial e carrinho de algodão doce para a criançada.

História

Em setembro são comemoradas diversas datas da comunidade surda: Dia Mundial da Língua de Sinais (10), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), Dia Nacional do Surdo / Aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES (26); e Dia Internacional do Surdo (30).

A cor azul representa dois momentos na história. Durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter