X

Cotidiano

Empresas que importam equipamentos para patrimônio podem ter ICMS ressarcido

O que a grande maioria não sabe é que todo o tributo pago pode ser restituído por ser baseado na Lei Paulista nº 11.001/2001

Da Reportagem

Publicado em 22/02/2017 às 20:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Escolas, universidades, hospitais, clínicas e clubes pagam tributo baseado em lei inconstitucional do Estado de SP
Todas as vezes que hospitais, escolas, universidades, clínicas médicas, clubes e outras instituições que não são contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), isto é, importam equipamentos apenas para patrimônio e não comercialização, eles pagam ICMS indevidamente. O que a grande maioria não sabe é que todo o tributo pago pode ser restituído por ser baseado na Lei Paulista nº 11.001/2001, considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Em 2001, não só São Paulo, como outros estados, fizeram leis regionais que determinaram a aplicação de imposto sobre circulação de mercadorias importadas. No
entanto, na época não havia legislação federal que autorizasse essa cobrança. A Lei Complementar 114, de âmbito federal, só foi editada em 2002, sendo assim, o STF entende que leis estaduais criadas antes desse período são inconstitucionais e, por isso, todo o valor cobrado com base nelas é indevido e deve ser ressarcido.
 
"O ICMS é o imposto mais caro na importação. Com uma média de 18% em São Paulo, ele sempre é calculado com base no valor total da mercadoria, além de incluir outros tributos em sua base de cálculo. É uma cobrança que encarece e dificulta as importações para as instituições", explica o economista e diretor da Global Assessoria Empresarial, Hamilton Marques, empresa com sede na capital e em Santos.
 
Aqueles que pagam o imposto indevidamente devem entrar na justiça com uma ação de repetição de indébito tributário. O prazo máximo para pedir o ressarcimento é de cinco anos a partir da importação. "A única forma é a justiça. Ao entrar com um pedido administrativo, o Fisco alega que não há previsão legal para a restituição. O prazo médio desse tipo de processo é de três anos, pois o Estado tem que recorrer", diz o especialista.
 
Para acessar a justiça é necessário documentos como nota fiscal, nota de importação, além de comprovantes de pagamento ou exigência de ICMS. A restituição é equivalente ao valor do tributo pago indevidamente, corrigido pela Selic.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter