X

Cotidiano

Cubatão oferece passeios gratuitos por trilhas no Parque da Serra do Mar

Semana da Mata Atlântica integra os municípios da região metropolitana até o próximo dia 22, sempre das 9 às 17 horas, no Novo Anilinas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/09/2013 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quem deseja escapar da selva urbana por algumas horas, deixando para trás os constantes congestionamentos, pode explorar trilhas ao longo de rios e ser recompensado por um banho refrescante em piscinas naturais. Não é preciso preparo físico ou encarar uma aventura de risco. Basta entrar em contato com o Núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual da Serra Mar para agendar uma visita monitorada, sem qualquer custo. Há percursos específicos para cada nível de esforço físico.

A informação foi divulgada pelo gestor do núcleo, Luis Fernando da Cunha, durante a abertura da 1ª Semana da Mata Atlântica da Região Metropolitana da Baixada Santista, na tarde desta terça-feira (17). Até o próximo dia 22, sempre das 9 às 17 horas, no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº), o público poderá conferir ações de conservação e sustentabilidade desenvolvidas pelas prefeituras da região, empresas e instituições. A programação inclui exposições, palestras, minicursos, oficinas e dinâmicas.

"Este evento ajuda a promover a integração entre os municípios", comentou Cunha. "Aqui o público pode conferir as práticas sustentáveis que cada cidade ou empresa está realizando". O evento, itinerante, a cada ano será realizando em uma das nove cidades da região metropolitana. "Dessa forma, dentro de 9 anos estará de volta a Cubatão". Ele informou ainda que os passeios monitorados ocorrem de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados as 8 às 12 horas.

Na Semana da Mata Atlântica, o público poderá conferir ações de conservação e sustentabilidade (Foto: Divulgação/PMC)

Turismo

A secretaria de Meio Ambiente de Cubatão, Ana Maria Rodrigues de Oliveira, destacou que 60% da área da cidade faz parte de núcleos de conservação ambiental. "Temos uma muralha verde abraçando a cidade, além de rios e cachoeiras. Por isso, queremos que Cubatão seja reconhecida como estância turística. Somos um exemplo de preservação".

Ana Maria informou que dentro de seis meses Cubatão deve contar com um plano municipal de preservação da Mata Atlântica. "Um grupo de trabalho está empenhado na elaboração. Cada município da região deverá contar com seu plano, de forma a assegurar a preservação da mata".

Também compareceram à solenidade, representando a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Francisco Gomes da Costa Neto; e pelo Santos e Região Convention and Visitors Bureau, Alexandre Nunes Afonso.

Itutinga-Pilões

Criado em 1977, o Parque Estadual Serra do Mar é a maior Unidade de Conservação do Estado. Foi passagem dos portugueses desde o Descobrimento, sendo o principal acesso do Litoral ao Planalto, com a construção de rodovias e instalação do Polo Industrial de Cubatão.

O Núcleo Itutinga-Pilões, sede local do Parque, possui grande riqueza ecológica, com espécies endêmicas e importância histórica e cultural devido aos monumentos, ruínas e do uso da região desde a época da colonização, com trilhas interpretativas e históricas. O núcleo fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/nº,  Água Fria, em Cubatão. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter