X

Cotidiano

Chorinho é celebrado no Instituto Histórico e Geográfico de SV nesta sexta-feira

Estilo musical brasileiro do século XIX é tema de espetáculo musical e exposição

Da Reportagem

Publicado em 20/04/2018 às 17:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Instituto receberá às 19h um espetáculo em homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim / Reprodução/Facebook

Em comemoração ao Dia Nacional do Choro, celebrado no dia 23 de abril, o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente terá uma noite especial nessa sexta-feira (20). Dedicada à arte do Chorinho, o Instituto receberá às 19h um espetáculo em homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim e a abertura da exposição Dia Nacional do Choro.

A apresentação é organizada pelo músico Jorge Maciel, que tocará chorinhos com mais 12 músicos, mostrando alguns clássicos em um tributo ao centenário de Jacob do Bandolim, músico, cantor e compositor de chorinhos natural do Rio de Janeiro.

O Choro é um ritmo musical brasileiro originado no Rio de Janeiro em meados do século XIX que tem como instrumentos típicos violões diversos, bandolim, flauta, cavaquinho e o pandeiro.

Além disso, o Instituto Histórico recebe a exposição Dia Nacional do Choro, do dia 20 a 30 de abril. A mostra trará cerca de 40 itens como fotos e objetos históricos ligados ao estilo musical, incluindo um violão que pertenceu ao grupo paulistano Demônios da Garoa. O acervo vem do Instituto Jacob do Bandolim, sendo organizado pelo músico e maestro Mario Xavier de Moura.

A entrada é franca, podendo ser doado um quilo de alimento não perecível que será repassado a entidades assistenciais. O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Vicente por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 280 – centro).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter