X

Cotidiano

Câmara de SV: jovem, masculina e novata

Metade dos vereadores eleitos tem menos de 40 anos e 10 assumirão seus primeiros mandatos

Publicado em 24/10/2016 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O PSB elegeu o maior número de vereadores nesta eleição. Quatro candidatos da sigla venceram a disputa / Matheus Tagé/DL

Jovem, masculina e de primeiro mandato. Esse será o perfil da Câmara de São Vicente na próxima legislatura – 2017 a 2020. Metade dos vereadores eleitos tem menos de 40 anos e Ensino Médio Completo.

Dez dos 15 que assumirão uma vaga no Legislativo vicentino são novatos, um retorna à Casa de Leis após uma eleição e os outros quatro foram reeleitos.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu o maior número de vereadores nesta eleição. Quatro candidatos da sigla, que dobrou o número de representantes na Câmara Municipal com relação ao mandato que finda em dezembro, venceram a disputa. 

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeram três representantes cada. O Democratas (DEM) terá dois parlamentares na próxima legislatura. O Partido Popular Socialista (PPS), o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido Verde (PV) terão um vereador cada. 

O prefeito eleito Pedro Gouvêa (PMDB) iniciará seu mandato com amplo apoio na Câmara Municipal, uma vez que 13 vereadores são filiados à partidos que integram a coligação majoritária que o elegeu. Das siglas que conquistaram vaga no Legislativo vicentino, apenas o DEM não o apoiou durante o processo eleitoral. Nesta eleição, São Vicente foi a cidade da Baixada Santista com o maior número de concorrentes à vereança – 427 no total. 

Nomes

 O vereador mais votado foi Gustavo Palmieri, o Dr. Palmieri (PSB) com 4.101 votos. O veterinário tem 37 anos e assume pela primeira vez uma vaga na Câmara Municipal. Também novato no Legislativo, o comerciante Higor Ferreira (PSDB), de 36 anos, ficou em segundo lugar com 3.190. Logo atrás, e também novo na Casa de Leis, ficou o Jabá (PSDB), que tem 41 anos e atua como líder comunitário na Área Continental da cidade. 

A quarta posição ficou com o vereador Perivaldo do Gás (PSB). O parlamentar de 37 anos foi reconduzido para o seu segundo mandato com 3.072 votos. Logo atrás está o seu colega de partido e também vereador Léo Santos, 51 anos, que conquistou a reeleição com 2.949 votos. 

Outro que assume seu primeiro mandato na Câmara é o comerciante Felipe Rominha (PSDB). Ele ficou em sexto lugar na disputa com 2.841 votos. Com 29 anos, ele será o vereador mais jovem da próxima legislatura. Dercinho Negão do Caminhão (PMDB), 42 anos, também é novato. O peemedebista obteve a preferência de 2.689 eleitores. 

Também ocupará pela primeira vez uma cadeira no Legislativo vicentino Wilson Cardoso (PSB). O comerciante da Área Continental, de 33 anos, foi eleito com 2.667 votos. Adilson da Farmácia (DEM), de 57 anos, outro novato foi escolhido por 2.651 eleitores de São Vicente. 

Atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Alfredo Moura (PROS), 49 anos, foi reeleito com 2.500 votos. Também foi reconduzido ao cargo o vereador Roberto Rocha (PROS), 56 anos, com 2.275 votos.

Ele segue para o seu nono mandato. Rogério Barreto, o Sargento Barreto (PPS), retorna ao Legislativo após obter nas urnas 2.137 votos. 

Os três últimos colocados na disputa deste ano também serão vereadores de primeiro mandato: Dr. José Eduardo (DEM), 39 anos, que obteve 2.016 votos, André Carioca (PROS), 39 anos, que obteve 1.762 votos e Zebrão (PV), 53 anos, que conquistou 1.300 votos. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter