X

Repórter da Terra

O velho arroz e a revolução de 1966

No dia 28 de novembro de 1966 foi lançada a variedade de arroz IR8 pelo Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz. A tecnologia desenvolvida nas Filipinas representou um marco na produção agrícola mundial, com aumento imediato de 30% na produtividade das lavouras de arroz, cultura típica de países em desenvolvimento da Ásia e da América Latina.

Na Colômbia, a IR8 chegou em 1971. No Brasil, o novo arroz foi adaptado às condições locais de clima e solo em 1979 e permitiu ganhos também na qualidade e na aparência do grão, que se tornou mais branco, mais fino e mais comprido. Essas características rapidamente ganharam a preferência de donas de casa e cozinheiros.

Cinqüenta anos depois, mesmo em um setor da pesquisa que é extremamente dinâmico, até hoje todas as atuais variedades de arroz produzidas no Brasil ainda possuem genes associados à IR8, conhecida como a ‘Revolução Verde’.
 

A maior aventura...

O agricultor precisa que o clima ajude para ter boa colheita. Mas, se o clima ajudar, a produção é abundante e os preços caem. É isso que está acontecendo com o trigo.

...humana na Terra

Após prejuízos com o excesso de chuva na safra 2015, agora, a colheita de trigo é tão farta que o preço pago pelos moinhos não cobre sequer o custo de produção nas fazendas. O valor está até 40% abaixo do mínimo fixado pelo Governo Federal.

Inflação do cafezinho

Segundo o Cepea/USP, a saca de 60 quilos do café arábica, variedade de maior qualidade, teve valorização de 12,1% entre julho e novembro. Estoques internos enxutos são o principal fator de alta nos preços no mercado interno.

Em tempos de crise...

Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores em 400 mil pontos de venda do pequeno varejo e divulgada agora no final de novembro apontou queda 4,7% no consumo das famílias brasileiras na comparação com 2015.

...’pinga ni mim’

Na contramão, cresceram as vendas de molho de tomate (+2%) e óleos e azeites (+2,4%). Outro produto que registrou aumento nas vendas foi a cachaça, em contraste com a redução generalizada no consumo de bebidas alcoólicas.

Ofertas na feira

Jabuticaba, nêspera, melancia, mamão papaia, berinjela, pimentões vermelho e amarelo, cenoura, chuchu, erva doce, couve manteiga, repolhos verde e roxo, alho chinês, batata, cebola e canjica fecham a semana com preços em baixa na Ceagesp.

Filosofia do campo:

“Rastro de flor e estrela, nuvem e mar. Meu destino é mais longe e meu passo mais rápido. A sombra é que vai devagar”, Cecília Meireles (1901/1964), jornalista, escritora e professora, in ‘Mar Absoluto’.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter