X

Repórter da Terra

Ética com os animais: restaurante reprova ovo de granja

A Subway, que detém 2.100 restaurantes de fast food no Brasil, anunciou que não vai mais utilizar ovos de galinhas submetidas a confinamento em gaiolas nas granjas brasileiras. Segundo a empresa, o processo de transição com seus fornecedores já começou, mas só estará concluído em 2025.

A mudança foi negociada com a organização Mercy for Animals Brasil e visa o bem estar animal. O confinamento das galinhas poedeiras é considerado por ambientalistas uma das práticas mais cruéis contra os animais de produção.

A Subway segue o mesmo caminhado trilhado por grandes empresas de alimentos nos Estados Unidos, Canadá e União Européia, que já anunciaram planos de vetar os ovos provenientes de galinhas confinadas em gaiolas. 

No Brasil, Burger King, McDonald’s e Nestlé também firmaram compromisso de iniciar a transição para ovos ‘cage-free’, ou seja de galinhas criadas livremente.

 

Governo dos fazendeiros

A Presidência da República mandou devolver à Funai 13 processos de demarcação de terras indígenas que só dependiam da assinatura de Michel Temer. Os processos foram analisados por uma década, embora um deles tenha sido iniciado em 1982. As terras ficam em 11 Estados e são reivindicadas por índios de 17 etnias.

USP e UFABC...

Uma extensa revisão da literatura científica somada à coleta de águas-vivas por praias equatoriais do Caribe colombiano, pela região subpolar da Terra do Fogo, na Argentina, passando pela foz do Rio Amazonas, por todo litoral brasileiro e toda a costa do Pacífico acaba de dar vida ao maior censo da espécie na América do Sul.

...desvendam mistério...

O estudo apontou 958 espécies distintas de águas-vivas nos litorais sul-americanos. Elas podem ter de 1 milímetro a 1 metro de diâmetro, com  tentáculos que chegam a dez metros. Com várias cores e formas, podem ser bioluminescentes e venenosas.

...dos mares do sul

O trabalho, de 257 páginas, reuniu cientistas de vários países, sob coordenação da Universidade Federal do ABC e do Instituto de Biociências da USP. A pesquisa acaba de ser publicada na revista Zootaxa, referência em taxonomia zoológica.

Contrastes de um Brasil..

Os pomares de pêssego do Rio Grande do Sul, maior produtor do País, tiveram sol, chuva e frio na medida certa durante o inverno e estão carregados de frutas. A colheita, que acaba de começar, deve ser 40% superior à de 2015.

..rico em climas e sabores

Enquanto isso, no Brasil Central a falta extrema de chuvas no inverno derrubou a produção de pequi, tradicional e saborosa fruta do Cerrado. A perda chega a 60%.

Filosofia do campo:

“A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes”, Kahlil Gibran (1883/1931) poeta e escritor libanês.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3088, nesta quinta (25)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

Cotidiano

Confira o resultado do Timemania no concurso 2084, nesta quinta (25)

O prêmio é de R$ 450.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter