X

Bertioga

Semana do Índio tem exposição e Festival da Cultura Indígena em Bertioga

O Forte São João recebe uma mostra de arte indígena de 19 a 29 de abril; já as Terras Indígenas do Rio Silveira será palco do Festival da Cultura Indígena da Aldeia do Rio Silveira, entre os dias 19 e 21

Da Reportagem

Publicado em 16/04/2018 às 22:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Semana do Índio tem exposição e Festival da Cultura Indígena / Renata de Brito

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado no próximo dia 19, Bertioga terá atrações para moradores e turistas conhecerem mais sobre a cultura dos povos indígenas. O Forte São João recebe uma mostra de arte indígena de 19 a 29 de abril; já as Terras Indígenas do Rio Silveira será palco do Festival da Cultura Indígena da Aldeia do Rio Silveira, entre os dias 19 e 21.

FESTIVAL

O Festival da Cultura Indígena da Aldeia do Rio Silveira começa na quinta-feira (19) e segue até o sábado (21). O local fica entre as Cidades de Bertioga e São Sebastião, com acesso pelo km 183 da Rodovia Rio-Santos, em Boracéia. Durante os três dias, das 9 às 15 horas, os visitantes poderão conhecer e acompanhar um pouco mais sobre a rica cultura, arte e culinária indígenas. A entrada é a doação de um (01) kg de alimento não perecível.

A programação será aberta com o canto e dança da aldeia. Em seguida, os índios apresentarão a tradicional dança do xondaro, arco e flecha, cabo de guerra e luta corporal. Ao meio-dia, a pausa para o almoço terá a culinária tradicional indígena. À tarde, haverá atividades dos grupos Porteira, Cachoeira, Rio Pequeno e Silveira.

"Estão todos convidados para prestigiar a festa indígena guarani e conhecer a nossa cultura", avisa o Cacique Adolfo Wera Mirim.

O festival tem apoio das prefeituras de Bertioga e São Sebastião e da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião "Deodato Sant'Anna".

 Confira a programação dos três dias de festival:

9 horas – Apresentação do canto e dança da Aldeia

9h30 – Apresentação – Fala da Autoridade e Liderança

10 horas – Dança do Xondaro

10h45 – Apresentação com Arco e Flecha

11 horas – Cabo de Guerra

11h30 – Luta Corporal

12 horas – Almoço

14h10 – Apresentação dos grupos

14h20 – Grupo Porteira

14h30 – Grupo de Cachoeira e Grupo do Rio Pequeno

14h40 – Grupo do Silveira

15 horas – Corrida de Tora

MOSTRA DE ARTE INDÍGENA

O Forte São João recebe uma mostra de peças autênticas provenientes de diversas etnias do Brasil, entre os dias 19 e 29 de abril, de quarta a domingo, das 9 às 17 horas. O objetivo da exposição é trazer aos visitantes uma oportunidade imperdível de conhecer mais profundamente as raízes e a diversidade cultural genuinamente brasileira, pouco difundida e explorada, principalmente nas regiões Centro-oeste e Norte.

As peças em exposição pertencem a etnias de diversos estados do país, como Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Goiás, Roraima e Mato Grosso. Algumas têm pouco contato com a sociedade moderna e ainda mantêm seus costumes, tradições e a confecção de objetos e adornos usados no dia a dia. O Forte São João fica na Avenida Vicente de Carvalho, s/nº, Centro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter