Entrada da Cidade

Semana do Índio tem exposição e Festival da Cultura Indígena em Bertioga

O Forte São João recebe uma mostra de arte indígena de 19 a 29 de abril; já as Terras Indígenas do Rio Silveira será palco do Festival da Cultura Indígena da Aldeia do Rio Silveira, entre os dias 19 e 21

Comentar
Compartilhar
16 ABR 2018Por Da Reportagem22h31
Semana do Índio tem exposição e Festival da Cultura IndígenaFoto: Renata de Brito

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado no próximo dia 19, Bertioga terá atrações para moradores e turistas conhecerem mais sobre a cultura dos povos indígenas. O Forte São João recebe uma mostra de arte indígena de 19 a 29 de abril; já as Terras Indígenas do Rio Silveira será palco do Festival da Cultura Indígena da Aldeia do Rio Silveira, entre os dias 19 e 21.

FESTIVAL

O Festival da Cultura Indígena da Aldeia do Rio Silveira começa na quinta-feira (19) e segue até o sábado (21). O local fica entre as Cidades de Bertioga e São Sebastião, com acesso pelo km 183 da Rodovia Rio-Santos, em Boracéia. Durante os três dias, das 9 às 15 horas, os visitantes poderão conhecer e acompanhar um pouco mais sobre a rica cultura, arte e culinária indígenas. A entrada é a doação de um (01) kg de alimento não perecível.

A programação será aberta com o canto e dança da aldeia. Em seguida, os índios apresentarão a tradicional dança do xondaro, arco e flecha, cabo de guerra e luta corporal. Ao meio-dia, a pausa para o almoço terá a culinária tradicional indígena. À tarde, haverá atividades dos grupos Porteira, Cachoeira, Rio Pequeno e Silveira.

"Estão todos convidados para prestigiar a festa indígena guarani e conhecer a nossa cultura", avisa o Cacique Adolfo Wera Mirim.

O festival tem apoio das prefeituras de Bertioga e São Sebastião e da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião "Deodato Sant'Anna".

 Confira a programação dos três dias de festival:

9 horas – Apresentação do canto e dança da Aldeia

9h30 – Apresentação – Fala da Autoridade e Liderança

10 horas – Dança do Xondaro

10h45 – Apresentação com Arco e Flecha

11 horas – Cabo de Guerra

11h30 – Luta Corporal

12 horas – Almoço

14h10 – Apresentação dos grupos

14h20 – Grupo Porteira

14h30 – Grupo de Cachoeira e Grupo do Rio Pequeno

14h40 – Grupo do Silveira

15 horas – Corrida de Tora

MOSTRA DE ARTE INDÍGENA

O Forte São João recebe uma mostra de peças autênticas provenientes de diversas etnias do Brasil, entre os dias 19 e 29 de abril, de quarta a domingo, das 9 às 17 horas. O objetivo da exposição é trazer aos visitantes uma oportunidade imperdível de conhecer mais profundamente as raízes e a diversidade cultural genuinamente brasileira, pouco difundida e explorada, principalmente nas regiões Centro-oeste e Norte.

As peças em exposição pertencem a etnias de diversos estados do país, como Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Goiás, Roraima e Mato Grosso. Algumas têm pouco contato com a sociedade moderna e ainda mantêm seus costumes, tradições e a confecção de objetos e adornos usados no dia a dia. O Forte São João fica na Avenida Vicente de Carvalho, s/nº, Centro.

Colunas

Contraponto