X

Bertioga

Líder indígena Marcos Terena fará palestra sobre 'Índios Idosos', em Bertioga

Tema será assunto do documentário que será produzido pelo indígena com a participação de cinco etnias de regiões diferentes do país

Da Reportagem

Publicado em 07/03/2018 às 14:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Marcos Terena estará em Bertioga / Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O líder indígena, Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) estará em Bertioga nesta quinta-feira (08), a partir das 15 horas, para falar sobre "Os Saberes, as Histórias e os Direitos dos Índios Velhos". O assunto será tema de um documentário que será produzido pelo indígena, com a participação de cinco etnias de regiões diferentes do país. 

A roda de conversa acontece no Espaço Cidadão (Avenida Anchieta, 392, Centro), com a presença da doutoranda em Estudos do Lazer na UFMG e voluntária no Comitê Intertribal, Cláudia Regina Bonalume, que também faz parte da produção do documentário.

Cláudia foi membro do Conselho Nacional do Idoso, diretora de Cooperação Internacional da Secretaria de Direitos Humanos e diretora de Logística da Secretaria Geral da Presidência da República, além de chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer.  

Membro da etnia Terena do Mato Grosso do Sul e servidor aposentado da FUNAI, Marcos é profundo conhecedor das questões indígenas e conhecido em todo mundo por seus posicionamentos. Ele criou o primeiro movimento indígena político moderno do país, a União das Nações Indígenas (UNIND) e  foi idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas e do Festival Nacional das Culturas e Tradições Indígenas.

Articulador dos direitos indígenas junto à Organização das Nações Unidas, à Organização dos Estados Americanos e aos programas dos bancos de fomento multilaterais, Terena também é o primeiro indígena piloto comercial de aeronaves.

Na roda de conversa, eles pretendem falar sobre o envelhecimento e os direitos das pessoas idosas, em especial, as indígenas, com enfoque ao respeito, aos cuidados, e à atenção que estes merecem.

As discussões serão estendidas à Aldeia Indígena Rio Silveira, em Boracéia e à Escola Municipal Indígena (EMIG) Nhembo 'e' a Porã, localizada na Aldeia.  O documentário dará ênfase à importância do respeito e preservação da memória dos "índios velhos", da etnia guarani e de outras quatro, uma de cada região do país.

As aldeias foram selecionadas com base em critérios como, interesse das lideranças em participar, número significativo de idosos e etnias que vem enfrentando o êxodo da juventude.

O projeto foi selecionado em edital do Conselho do Idoso, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos, e será financiado com recursos do Fundo Nacional do Idoso, que é constituído com recursos destinados pelos contribuintes no ato da declaração do Imposto de Renda.

Interessados em colaborar com o Fundo podem buscar informações junto à Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa pelo telefones: (55 61) 2027-3456 ou 2027-3243. E-mail: [email protected]

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter