23h : 47min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Bertioga amplia oferta de emprego formal à população

As vagas são permanentes e temporárias, todas com a condicionalidade de registro, visando assegurar os direitos do trabalhador

Comentar
Compartilhar
13 JUL 2017Por Da Reportagem20h30

Com o objetivo de ampliar a empregabilidade em Bertioga, a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda da Prefeitura de Bertioga, por meio da diretoria de Emprego e Renda, está impulsionando a oferta de oportunidades na cidade.

Desde o início do mês, 54 novas vagas foram disponibilizadas à população, fruto de parcerias estabelecidas entre o órgão público com empresas de Bertioga, além de agências de recadastramento e seleção.

Segundo Clayton Fernandes, diretor de Emprego e Renda, as vagas existentes são permanentes e temporárias, todas com a condicionalidade de registro e contratação formal, visando assegurar os direitos do trabalhador, porém, que atendam aos pré-requisitos estabelecidos pelos respectivos contratantes.

“Nós estamos nos esforçando para aumentar o número de ofertas de emprego para a nossa população. Queremos contribuir para que as famílias bertioguenses tenham sua renda e seu orçamento doméstico assegurado”, citou.

Fernandes explica que a ação despertou o interesse do empresariado local e de agências regionais que já procuram a pasta para oferecer oportunidades de empregos. “A divulgação das vagas está sendo feita por meio do Boletim Oficial de Bertioga (BOM), impresso ou on line e mídia, o que favorece a população”, finalizou.

Os empregadores realizam um cadastro no Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT de Bertioga, apresentando todos as condicionalidades para o preenchimento de suas vagas. O Espaço Cidadão oferece uma sala onde o processo de recrutamento de mão de obra acontece com a realização de entrevistas e relacionamento entre as partes, contratante e possíveis contratados.

Cadastros

Para realizar o cadastramento no PAT- Bertioga os interessados devem se dirigir ao Espaço Cidadão – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, portando RG, CPF e Cartão do Trabalhador, o Cartão Cidadão, contendo o número do PIS.

Serviços

No PAT-Bertioga também é possível realizar a emissão de carteira de trabalho. O serviço é oferecido à população de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, sendo necessária a apresentação de RG, certidão de nascimento ou certidão de casamento, foto recente 3X4, com fundo branco.

A carteira de trabalho é disponibilizada aos interessados a partir dos 14 anos, sem necessariamente a presença de pais ou responsáveis. A emissão é imediata.

Para a emissão de 2ª via da carteira de trabalho, por motivo de perda ou  roubo é necessária a apresentação do boletim de ocorrência (B.O.), que pode inclusive ser emitido nas dependências do Espaço Cidadão – Centro.

No caso de continuação, ou seja, quando a carteira já está completa, será necessária apresentação do número de inscrição do trabalhador (NIT), fornecido pelo INSS, que informa o número de série da carteira anterior e o Estado emissor.

Vagas

Entre as oportunidades oferecidas, operador de lojas (atendentes), auxiliar de escritório, entre outras, que ficam disponibilizadas no PAT,  uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela secretaria estadual de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que concentra serviços gratuitos à população em todas as regiões do Estado, localizado em Bertioga nas dependências do Espaço Cidadão, na Avenida Anchieta, 392 – Centro – Telefone (13) 3319-9700.

 

 

Colunas

Contraponto