Variedades

Sua sala de estar pode não ser mais privada por conta desse 'detalhe' na sua TV; entenda

Assim como outros aparelhos eletrônicos, os televisores também podem estar ouvindo e monitorando o que é reproduzido na tela.

Gabriel Fernandes

Publicado em 06/09/2025 às 13:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Televisores também podem estar ouvindo e monitorando o que é reproduzido na tela / cottonbro studio/Pexels

Continua depois da publicidade

Em um cenário em que estamos cada vez mais conectados à internet, seja por notebooks ou aparelhos celulares, as Smart TVs têm se tornado parceiras ideais. Entretanto, todos eles possuem um detalhe em comum: coletam dados que são considerados sensíveis de seus usuários.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Assim como os aparelhos celulares e computadores, os televisores também podem estar ouvindo e monitorando o que é reproduzido na tela.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• O que significa quando alguém dorme com a televisão ligada, segundo a psicologia?

• Marca de televisão foi 'queridinha' no Brasil na década de 90 e sumiu dos mercados

• Novo modelo de televisão promete revolucionar as emissoras; entenda

Lembrando que o Brasil está prestes a implementar um decreto referente à TV 3.0, e, para ter acesso à nova tecnologia, os consumidores serão obrigados a adquirir um conversor.

O que ocasiona isso?

Essa ação acontece por conta de um recurso chamado ACR, ou reconhecimento automático de conteúdo, que coleta informações sobre o que você assiste.

Continua depois da publicidade

Entretanto, nem todos os modelos de Smart TVs contam com essa tecnologia, mas marcas como Samsung e LG já oferecem o recurso por padrão.

Inclusive, ele passa a funcionar assim que o usuário liga a TV: o ACR já começa a coletar os dados.

O que é ACR?

O ACR é um sistema usado pelas fabricantes para identificar o conteúdo exibido nos aparelhos de televisão, coletando imagens e sons reproduzidos.

Continua depois da publicidade

Ele inicia capturas de tela e de áudio do que você está assistindo e cruza as informações com uma base de dados de filmes, anúncios e outros conteúdos semelhantes.

Com essas informações, as plataformas passam a aprimorar a segmentação de anúncios, contabilizar o número de usuários e até mesmo melhorar as recomendações de conteúdo.

O recurso pode ser ativado enquanto o usuário está assistindo a um programa, uma partida esportiva ao vivo ou até mesmo jogando videogame. No entanto, nos últimos anos, os usuários têm demonstrado preocupação em relação a essa tecnologia por questões de privacidade.

Continua depois da publicidade

Como desativar o ACR

Por mais que seja possível remover o recurso nos aparelhos televisores, o procedimento varia de acordo com as marcas disponíveis no mercado brasileiro.

No caso da TV Samsung, pressione o botão Home no controle remoto. Em seguida, abra a opção "Configurações" e clique em "Geral e Privacidade". Nesta aba, selecione "Termos e Privacidade".

Depois, clique em "Serviços de Informações de Visualização" e selecione "Desligado". Ao confirmar em OK, o ACR será desativado do aparelho Samsung.

Continua depois da publicidade

Na TV LG, o procedimento é semelhante, mas há algumas breves diferenças. Ao clicar em Home no controle remoto, selecione o ícone de engrenagem e depois escolha "Todas as configurações".

Em seguida, selecione a opção "Geral" e depois "Sistema", e em "Configurações adicionais". Nesta aba, selecione a opção Live Plus, o ACR da LG.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software