Novos aparelhos televisivos precisarão ser trocados em breve com o novo decreto / cottonbro studio/Pexels
Continua depois da publicidade
As Smart TVs atuais podem se tornar obsoletas mais cedo do que se pensava, devido a uma nova medida do governo. O Brasil está prestes a implementar um decreto referente à TV 3.0, e, para ter acesso à nova tecnologia, os consumidores serão obrigados a adquirir um conversor.
No entanto, mesmo alguns aparelhos mais modernos não serão compatíveis com o novo recurso, que não funcionará na maioria dos modelos atuais.
Continua depois da publicidade
Como a tecnologia ainda está em fase de testes, a indústria não oferece, por enquanto, televisores com suporte à TV 3.0. Por isso, espera-se o lançamento de um aparelho adaptador, cujo valor estimado é de R$ 400.
Porém, caso os consumidores demorem a aderir à nova tecnologia, poderão continuar assistindo à TV aberta da forma tradicional pelos próximos dez anos.
Continua depois da publicidade
A TV 3.0 promete integrar completamente a TV aberta com a internet. O acesso aos canais será feito por meio de aplicativos no celular, e não mais apenas pelo controle remoto.
Isso permitirá que emissoras como SBT, Globo e Band ofereçam produtos mostrados em tempo real, além de conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos e programas.
Assim como já acontece nas redes sociais, a tecnologia poderá reconhecer as preferências do usuário e direcionar propagandas personalizadas. Além disso, será possível, por exemplo, comprar uma roupa usada em cena durante uma novela ou atração.
Continua depois da publicidade
Para acelerar o processo, o governo ainda estuda linhas de financiamento para que a indústria produza, em escala, adaptadores e aparelhos de TV compatíveis com a nova tecnologia.
Também está em avaliação a distribuição gratuita de adaptadores para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único.
O decreto que institui a TV 3.0 já foi enviado pelo Ministério das Comunicações à Casa Civil em dezembro passado, e a expectativa é de que ele seja editado no segundo semestre.
Continua depois da publicidade