Respeitar o ritmo individual é essencial para manter o bem-estar / Freepik
Continua depois da publicidade
Praticar exercícios é ótimo para a saúde do corpo e da mente, mas nem sempre a experiência é totalmente agradável. Um efeito colateral que muitas pessoas relatam é a sensação de enjoo, que pode aparecer no meio ou depois do treino.
A seguir, conheça as causas mais comuns desse desconforto e veja como se prevenir:
Continua depois da publicidade
Temperaturas altas e ar seco contribuem para a desidratação e a queda da pressão arterial, o que reduz o fluxo de sangue e provoca alterações no sistema digestivo.
“Assim como dores de cabeça, tontura e cãibras, a náusea pode aparecer durante ou depois de um treino longo ou intenso quando há desidratação”, afirma Julia Canali, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, em entrevista à Smartfit.
Continua depois da publicidade
Assim como músculos e articulações precisam de preparo, o corpo também sente o impacto de mudanças abruptas na intensidade dos exercícios.
Por isso, antes de uma atividade intensa, é essencial começar em um ritmo mais leve e dedicar alguns minutos ao aquecimento.
Durante o exercício, o sangue que normalmente ficaria no estômago e no intestino é direcionado para os músculos, deixando a digestão mais lenta e favorecendo o mal-estar.
Continua depois da publicidade
Alimentos gordurosos ou muito proteicos levam mais tempo para serem digeridos, aumentando o risco de enjoo. Já os ricos em fibras, como batata-doce e pão integral, são recomendados, segundo Aryane Emerick, nutricionista do Smart Fit Nutri.
Veja também: o treino de sete minutos por dia que ajuda a queimar gordura e transformar o corpo.
Hidratar-se é fundamental, mas o exagero pode causar problemas. Ingerir grande volume de água de uma só vez dilui os eletrólitos do organismo, podendo provocar hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue) e, junto dela, náuseas.
Continua depois da publicidade
O ideal é distribuir a ingestão de líquidos ao longo do dia e evitar beber demais de uma vez só antes de se exercitar.
Atividades com saltos ou movimentos bruscos, como corrida ou polichinelos, aumentam a possibilidade de enjoo.
Isso ocorre porque qualquer alimento ainda em digestão se movimenta mais no estômago. Se for algo frequente, é válido optar por exercícios de menor impacto, como pedalar no lugar de correr.
Continua depois da publicidade
Quer treinar em casa? Veja os melhores exercícios para definir os músculos e corrigir a postura sem sair do conforto do lar.
O desconforto também pode aparecer quando o esforço é maior do que o corpo está preparado para suportar.
Respeitar o próprio ritmo é essencial. Isso não significa evitar desafios, mas progredir de forma gradual. Informar o treinador sobre seus hábitos alimentares também ajuda a definir horários e tipos de treino que combinem melhor com a sua rotina.
Continua depois da publicidade
O Canal Muzzy Explica preparou um vídeo explicando um pouco mais sobre a questão da ânsia de vômito durante o treino: