Saúde

'Ouro líquido' ou mito? O que dizem os cientistas sobre os benefícios do caldo de ossos

A bebida é tida por muitos como um remédio natural contra resfriados, um aliado contra as dores nas articulações e um reforço para a pele e digestão

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 07/10/2025 às 10:28

Atualizado em 07/10/2025 às 10:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O caldo é feito a partir do cozimento prolongado de ossos de boi, porco ou frango / ImageFX

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, o caldo de ossos ganhou popularidade e passou até a ser chamado de 'ouro líquido' por quem consome. A bebida é tida por muitos como um remédio natural contra resfriados, um aliado contra as dores nas articulações e um reforço para a pele e a digestão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mas o que a ciência realmente diz sobre tudo isso? De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal The New York Times, apenas parte desses benefícios foi comprovada cientificamente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Esfriou né! Litoral de SP tem diversas opções de sopas e caldos; veja lista

• Frio é dia de caldo verde! Veja uma receita rápida e simples do prato

• Casal perde emprego durante quarentena e cria empresa para vender caldo: ‘sucesso’

Mas antes, conheça também o chamado 'elemento da beleza' que fortalece ossos e articulações.

O que é o caldo de ossos e como prepará-lo?

O caldo é feito a partir do cozimento prolongado de ossos de boi, porco ou frango, especialmente aqueles que contêm articulações e tecidos conjuntivos.

Continua depois da publicidade

Em relação ao sabor e composição, ele se parece com outros tipos de caldos e pode servir de base para sopas e até molhos.

Entretanto, ele se diferencia por ser rico em colágeno e pelo cozimento mais demorado, o que, acredita-se, libera propriedades benéficas à saúde.

Esse cozimento prolongado ajuda a extrair mais proteínas das cartilagens e tecidos conjuntivos.

Continua depois da publicidade

Conheça também alimentos ricos em cálcio: o que você precisa comer para manter os ossos fortes?

Caldo de ossos pode fortalecer e regenerar as articulações?

O que muitos acreditam, é que os aminoácidos presentes no caldo de ossos ajudam tendões, ligamentos e cartilagens a produzir este colágeno, o que beneficiaria a saúde das articulações.

Em tese, isso faz sentido, segundo explica Keith Baar, professor de fisiologia molecular do exercício na Universidade da Califórnia. 

Continua depois da publicidade

Estudos menores já demonstraram que suplementos de colágeno e gelatina podem contribuir para fortalecer músculos e tendões, ajudar na recuperação de atletas e reduzir dores em casos de osteoartrite no joelho.

No entanto, esses resultados não foram testados especificamente com caldo de ossos. E há indícios de que a quantidade de aminoácidos nesse tipo de caldo, seja caseiro ou industrializado, varia muito e costuma ser bem menor do que em suplementos de colágeno.

Portanto, mesmo que as cápsulas de colágeno se provem eficazes para as articulações (algo que ainda está em debate), não é possível afirmar que o caldo de ossos tenha o mesmo efeito, segundo Louise Burke, professora de nutrição esportiva da Universidade Católica da Austrália, em Melbourne.

Continua depois da publicidade

O caldo de ossos pode reduzir inflamações intestinais?

O caldo de ossos contém altos níveis de glutamina, um aminoácido que, segundo alguns estudos, pode ajudar a reduzir inflamações no intestino, afirma Michael Camilleri, gastroenterologista da Clínica Mayo, em Rochester (Minnesota, EUA).

Em uma pesquisa publicada em 2021, cientistas observaram que camundongos que beberam caldo de ossos durante dez dias apresentaram menos danos e inflamações intestinais do que aqueles que consumiram apenas água.

Entretanto, não há evidências de que o mesmo efeito ocorra em humanos.

Continua depois da publicidade

O Dr. Camilleri pondera que o caldo de ossos pode, sim, ser benéfico para o intestino, mas é cedo para chamá-lo de “remédio milagroso” para o sistema digestivo.

Caldo de ossos pode deixar a pele mais firme e elástica?

O colágeno da pele é responsável, em parte, por sua firmeza e elasticidade, explica Rajani Katta, dermatologista do Baylor College of Medicine, em Houston.

No entanto, a médica ressalta que não existem estudos científicos avaliando o impacto do consumo de caldo de ossos na aparência ou saúde da pele.

Continua depois da publicidade

Vale a pena tomar caldo de ossos?

Assim como outros caldos e sopas industrializados, o caldo de ossos pode conter altas quantidades de sódio, alerta a nutricionista Amy Bragagnini.

Além disso, durante o cozimento, os ossos podem liberar pequenas quantidades de chumbo, segundo o Dr. Keith Baar. Por isso, o ideal é limitar o consumo a uma ou duas porções por semana, especialmente para gestantes ou crianças pequenas.

Por outro lado, o caldo de ossos é boa fonte de proteína, é leve e de fácil digestão. Pode ajudar a manter a saciedade e hidratar o corpo, sendo útil quando se está doente ou com pouco apetite.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software