Sua identificação pode acontecer através de sintomas na própria barriga / Cottonbro studio/Pexels
Continua depois da publicidade
Se, por um lado, algumas síndromes são bastante conhecidas, outras, que são menos comuns, acabam chamando a atenção. É o caso da síndrome de prune belly, também conhecida popularmente como "barriga de ameixa seca".
Sua identificação pode acontecer através de sintomas como pele da barriga com aparência de ameixa seca ou visualização dos intestinos pela pele.
Continua depois da publicidade
Sendo mais comum em pessoas do sexo masculino, a síndrome tem cura, mas deve ser diagnosticada o quanto antes, para garantir que a criança consiga crescer e se desenvolver de forma saudável.
Entretanto, alguns bebês recém-nascidos podem apresentar risco de morte após o nascimento, caso sejam portadores da prune belly. Inclusive, seus principais sintomas são:
Continua depois da publicidade
Porém, ela é bem diferente da síndrome nefrótica, que é uma condição que afeta o funcionamento dos rins, fazendo com que o corpo perca grandes quantidades de proteína pela urina.
Para descobrir o diagnóstico da síndrome de prune belly, deve ser feita uma consulta com um obstetra ainda durante o período de gestação, através de um ultrassom pré-natal do segundo trimestre.
Entretanto, um sinal clássico que pode indicar essa condição é se o bebê possui uma barriga fora do padrão, muito inchada e grande.
Continua depois da publicidade
Inclusive, este vídeo mostra como é possível identificar a patologia durante uma tomografia: