INOVAÇÃO
A inovação é fruto da própria vivência do fundador de uma startup. Gabriel Cirino passou por um longo e doloroso processo de autodescoberta antes de ser diagnosticado com TDAH e TAG
Conheça a inovação que está simplificando o diagnóstico de TEA e TDAH, tornando-o mais rápido, acessível e preciso em todo o Brasil / Freepik
Continua depois da publicidade
O diagnóstico de transtornos como o autismo (TEA) e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um dos grandes desafios da saúde no Brasil. O processo é oneroso e pode levar anos, o que atrasa a busca por tratamentos e terapias que são essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas.
A Braine, startup criada por Gabriel Cirino, doutorando da USP, desenvolveu uma solução que transforma essa realidade. A ferramenta tecnológica que ele criou consegue reduzir o tempo de espera para o diagnóstico de anos para apenas poucas semanas, com um custo mais baixo e acessibilidade em locais distantes.
Continua depois da publicidade
A inovação é fruto da própria vivência do fundador. Gabriel passou por um longo e doloroso processo de autodescoberta antes de ser diagnosticado com TDAH e TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizado), o que o motivou a criar um caminho mais rápido para outras pessoas que enfrentam os mesmos desafios.
A vida de Gabriel Cirino foi marcada por altos e baixos, apesar de sua grande inteligência. Ele enfrentou dificuldades em sua vida acadêmica e profissional até descobrir, já adulto, que era neurodivergente. Esse diagnóstico fez toda a diferença em sua vida.
Continua depois da publicidade
Com o tratamento adequado, ele conseguiu dar um novo rumo à sua carreira, concluindo o mestrado em tempo recorde e iniciando o doutorado. A partir dessa virada pessoal, ele decidiu criar a Braine, para garantir que outras pessoas pudessem ter acesso a um diagnóstico rápido e transformador.
A Braine simplifica o diagnóstico de autismo e TDAH com o uso de inteligência algorítmica. A ferramenta foi projetada com base nos padrões da neuropsicologia, mas adaptada para a realidade brasileira, para que pudesse agilizar o processo sem perder a precisão.
A plataforma gera relatórios detalhados para orientar médicos e psicólogos, otimizando o tempo dos profissionais. Além disso, a ferramenta permite que as avaliações sejam feitas a partir de um celular, o que facilita o acesso, democratizando o diagnóstico para famílias em todo o país.
Continua depois da publicidade
A Braine também busca gerar impacto social. A startup está integrando sua plataforma com sistemas de governo para ajudar na criação de Planos Educacionais Individuais (PEI) em escolas e contribuir com políticas públicas de inclusão.
Gabriel está buscando investidores para expandir a solução para psicólogos, governos e famílias em todo o Brasil. A sua missão é clara: democratizar o diagnóstico de neurodiversidades, reduzir custos para a saúde e mudar a vida de milhares de pessoas.