Nozes são ricas em colesterol bom que atua no controle do colesterol ruim / Freepik
Continua depois da publicidade
Todos sabem que a melhor forma de controlar o colesterol ruim é manter uma alimentação equilibrada. Mas um alimento gorduroso pode ser um grande aliado nessa missão. As nozes vêm ganhando destaque por seus efeitos positivos na saúde do coração.
Em estudo publicado no periódico AHA Journal, a nutricionista Lauren Manaker demonstrou que consumir de 30g a 60g de nozes por dia pode reduzir os níveis de colesterol LDL em 4% após dois anos de dieta.
Continua depois da publicidade
“Níveis elevados de colesterol LDL podem levar ao acúmulo de placas nas artérias, o que aumenta o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.”
explicou a nutricionista Wendy Bazilian ao Lrytas.
Segundo Bazilian, alguns alimentos ajudam a equilibrar a concentração de colesterol no sangue e a evitar o acúmulo de placas nas artérias. Entre eles, as nozes se destacam pela combinação de nutrientes.
Continua depois da publicidade
Os efeitos são parecidos com os de outros alimentos naturais que ajudam a reduzir o colesterol em poucos meses, segundo pesquisas recentes.
Quando questionada sobre o tema, Manaker relembrou um estudo de 1993, conduzido na Universidade Loma Linda, que já apontava as propriedades nutricionais das nozes.
De acordo com ela, não existe apenas um componente responsável pelo benefício. Há um conjunto de cinco fatores que contribuem para o controle do colesterol.
Continua depois da publicidade
Veja também: A noz pouco conhecida que é um verdadeiro 'santo remédio' para o coração e para a dieta.
As nozes são ricas em proteínas vegetais. Uma pequena porção de sete unidades contém cerca de 4g. Estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition indicou que essas proteínas favorecem a saúde cardiovascular.
Outro destaque são as fibras presentes no alimento. Elas podem se ligar ao colesterol ainda no sistema digestivo e facilitar sua eliminação, reduzindo a absorção da gordura no sangue.
Continua depois da publicidade
As nozes contêm gorduras insaturadas, como o ácido alfa-linolênico, um tipo de ômega-3. Essas substâncias ajudam a diminuir a oxidação de gorduras no organismo e contribuem para o equilíbrio do colesterol.
Ao mesmo tempo, apenas cerca de 10% da gordura total das nozes é saturada. Esse perfil favorece o controle do LDL e se soma a outros hábitos que ajudam a controlar o colesterol alto no dia a dia.
Veja também: A poderosa fruta seca que supera os ovos em proteína e reduz o colesterol.
Continua depois da publicidade
As nozes também são fontes de polifenóis, compostos antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e o estresse oxidativo. A inflamação crônica é considerada um fator de risco para doenças cardiovasculares.
Fibras e polifenóis presentes nas nozes auxiliam na manutenção de uma microbiota intestinal equilibrada. Esse fator é importante para a regulação do metabolismo do colesterol e para o funcionamento adequado do organismo.