X

Saúde

Alckmin lança programa para incentivar homens a fazerem check-up

Exames preventivos e consultas aos sábados poderão ser agendados, por telefone, em 21 AMEs estaduais

Publicado em 31/03/2014 às 16:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda-feira, 31 de março, o Programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, que pretende realizar aproximadamente 24 mil check-ups anuais de cardiologia e urologia em homens a partir dos 50 anos de idade, em todo o Estado. A campanha de prevenção e promoção de saúde irá incentivar os filhos dos pacientes a levarem seus pais ao médico.

“Os grandes vilões da saúde do homem são o coração e a próstata”, explicou o governador. “Agora, todos os homens acima de 50 anos poderão, no mês de aniversário, agendar exames e consultas, sem a necessidade de encaminhamento prévio. Desta forma, estaremos fazendo prevenção, diagnóstico precoce e tratamento para a saúde dos homens”, completou Alckmin.

O atendimento será realizado em 21 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Estado de São Paulo e dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passará por uma consulta de enfermagem que envolverá avaliação do peso, altura e risco cardíaco, além de uma bateria de exames laboratoriais de sangue, por exemplo.

Para o sábado seguinte será agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista, com a avaliação dos resultados dos exames. Caso o paciente apresente alguma anormalidade, será encaminhado para mais exames, acompanhamento e tratamento já dentro da rotina de atividades comuns do AME.

Governador Geraldo Alckmin lançou o programa Filho que ama leva o pai ao AME (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, na capital paulista, mostrou que 60% dos pacientes masculinos que ficam doentes só buscam tratamento quando as doenças já estão em estado avançado, quadro que se explica pela baixa procura por exames preventivos e consultas regulares.

O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Os AMEs envolvidos no programa funcionarão, aos sábados, das 7h até, no mínimo, 13h, a partir do próximo final de semana. Para o agendamento, basta ligar gratuitamente para 0800-779-0000 a partir de hoje. Os AMEs oferecem atendimento regional e os pacientes devem sempre procurar a unidade mais próxima de sua cidade. No caso da região de Registro, a referência é o AME Praia Grande; para os pacientes da região de Ribeirão Preto, a referência é o AME Franca.

Unidades que farão o atendimento do programa “Filho que ama leva o pai no AME”:

- AME Américo Brasiliense
- AME Araçatuba
- AME Barretos
- AME Bauru
- AME Caraguatatuba
- AME Carapicuíba
- AME Franca
- AME Heliópolis (capital)
- AME Jundiaí
- AME Mauá
- AME Mogi Guaçu
- AME Ourinhos
- AME Praia Grande
- AME Presidente Prudente
- AME Promissão
- AME Rio Claro
- AME Santos
- AME São João da Boa Vista
- AME São José do Rio Preto
- AME Sorocaba
- AME Votuporanga
- AME Votuporanga

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Atrás de emprego? PAT de Praia Grande está com várias vagas

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Nacional

Loja de Porto Alegre confirma morte de animais por afogamento

Estabelecimento não soube informar a quantidade exata de bichos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter