Essa espécie é conhecida por ter o mesmo sabor de um camarão e o motivo é bastante inusitado / Rafael Urbaneja/Reprodução
Continua depois da publicidade
Por mais que o camarão seja um dos crustáceos mais consumidos pelos brasileiros, o seu preço não é dos mais amigáveis. Entretanto, para quem ainda gosta de saboreá-lo, mas sem gastar muito, é o peixe Trilha, popularmente conhecido como salmonete.
Mesmo que na Europa ele seja um grande sucesso, marcando presença em restaurantes mais chiques e em diversas receitas do dia a dia, no Brasil o cenário é um pouco diferente.
Continua depois da publicidade
Por mais que algumas pessoas ainda pensem que este sabor vem da carne do próprio peixe, esse fator vem de sua alimentação. A Trilha possuí uma obsessão pelo seu alimento favorito, que são os próprios camarões.
Por isso sua localização costuma ser no fundo do mar, seguindo os rastros desses crustáceos.
Continua depois da publicidade
Sua carne conta com uma textura delicada, e por conta do consumo de camarões em grande quantidade, acaba adquirindo o sabor característico desses animais.
Entretanto, mesmo que isso não se aplique a este tipo de peixe, é preciso se atentar ao consumo de algumas espécies, pois elas podem ocasionar em problemas de saúde aos seres humanos.
Ao Diário, Rafael Urbaneja, proprietário do site You Cooking, o peixe pode ser preparado de forma simples e prática. "A melhor receita para se cozinhar é limpar, salgar levemente, passar na farinha e fritar por imersão".
Continua depois da publicidade
Caso queira provar a Trilha, ela pode ser encontrada facilmente em mercados de peixe ou estabelecimentos especializados.