Panetone fabricado por brasileiros foi escolhido como um dos melhores do mundo/Imagem meramente ilustrativa / Marcelo Verfe/Pexels
Continua depois da publicidade
Em uma competição que seleciona os melhores panetones do mundo, uma marca brasileira conseguiu levar a segunda colocação. Conhecida como Panettone World Championship 2025, a premiação revelou seus vencedores no último dia 18 de outubro, durante uma feira do setor de alimentação em Milão.
Entre os países que disputaram, estão presentes nove nações representadas por diferentes times: Brasil, Taiwan, Argentina, Austrália, China, Alemanha, Japão, Peru e Espanha.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, reconhecida na categoria Melhor Cerveja do Mundo, no World’s Best Bitter Over 5.5%, a Ashby British Strong Ale tem sua fabricação realizada na cidade de Amparo (SP).
O grande vencedor do evento, na parte de panetone de chocolate, foi a equipe de Taiwan, que apresentou um panetone inovador servido com sorvete. Na segunda colocação vieram os brasileiros, seguidos pelos argentinos, na terceira colocação.
Continua depois da publicidade
Já na categoria de panetone inovador servido com sorvete, a Austrália saiu como vencedora, na primeira colocação, seguida da Argentina e de Taiwan, que ficaram na segunda e terceira posições.
O panetone de chocolate brasileiro foi criado pelo time Squadra Brasile, liderado pelo padeiro cearense Brunno Malheiros, responsável pela confeitaria Cheiro do Pão. Além dele, o grupo é composto por Joze Nilson Diniz, Matheus Andrade e Déborah Zanzini.
O produto em questão é composto por lascas de chocolate na massa e uma cobertura crocante de farinha de amêndoas e avelã.
Continua depois da publicidade
Segundo o próprio Brunno, em entrevista à CNN, os panetones são preparados para a cocção a 150 °C e são imediatamente invertidos, permanecendo em descanso por até 12 horas. Esse tempo é o suficiente para desenvolver uma alveolatura estável, maciez e preservação do aroma.
Além disso, por se tratar de uma criação em grupo, o panetone poderá ser fabricado e vendido por eles no Brasil.
Em sua segunda edição, o Panettone World Championship conta com uma disputa entre times de nove países.
Continua depois da publicidade
Cada equipe deve preparar três variações de panetone: o clássico, o de chocolate e uma versão inovadora servida com sorvete. O processo foi realizado durante uma semana em Verona, até que os participantes se encontraram em Milão para o anúncio do resultado final.
Os avaliadores foram compostos por profissionais de diferentes áreas, entre eles técnicos, jornalistas, confeiteiros famosos, campeões mundiais e um júri italiano.
A premiação acontece desde 2019 e é ligada à Accademia dei Maestri del Lievito Madre e del Panettone Italiano, que defende a produção de produtos com fermento natural.
Continua depois da publicidade