Por mais que muitas delas sejam consumidas até hoje, na época em que surgiram no mercado, eram bastante populares entre os consumidores / Caleb Oquendo/Pexels
Continua depois da publicidade
Assim como nos setores de tecnologia e moda, a gastronomia também acompanhou as gerações e evoluiu conforme o tempo passou. Se, por um lado, era comum tomar determinados refrigerantes acompanhados de alguns lanches, alguns deles deixaram de existir e deram lugar a outros mais populares.
Durante meados das décadas de 1980, 1990 e 2000, diversas mudanças aconteceram no preparo dos alimentos, principalmente com o surgimento do micro-ondas e da Airfryer.
Continua depois da publicidade
Leia também: Linguiça calabresa ou 'tipo calabresa'? Entenda a diferença e qual é a melhor para consumo.
Com a era da facilidade na informação crescendo, era muito comum consumir comidas como pizzas congeladas, pratos como sushi e tacos, além da valorização da praticidade e da experimentação gastronômica.
Continua depois da publicidade
Os hábitos também mudaram, uma vez que, nos anos 1990, redes de fast-food como o McDonald’s começaram a ganhar mais destaque e se expandiram globalmente, tornando a alimentação “mais prática”.
Já nos anos 2000, o cardápio passou a focar em uma variedade de tipos baseados nos alimentos já famosos entre os consumidores, como sushis, burritos e pizzas criativas.
O mesmo vale para as bebidas, em que cada época tinha sua tendência, muito influenciada pelas ações de marketing.
Continua depois da publicidade
Durante os anos 1980, o destaque ia para os coquetéis, como Blue Lagoon e Piña Colada, servidos em festas e celebrações.
Já nos anos 2000, com a preocupação com a saúde sendo um dos principais focos da maioria da população, a água engarrafada começou a se destacar, assim como a adaptação aos diferentes tipos de café e aos novos estilos de vida.