Variedades

Linguiça calabresa ou 'tipo calabresa'? Entenda a diferença e qual é a melhor para consumo

Ambas normalmente são acompanhadas de uma cervejinha em uma conversa descontraída, mas existem alguns detalhes que as diferenciam

Gabriel Fernandes

Publicado em 06/10/2025 às 11:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Independente do estilo, a linguiça calabresa também pode ser aproveitada quando está acebolada / KamranAydinov/Freepik

Continua depois da publicidade

Na hora de preparar uma linguiça, muitos se atentam ao sabor, se ela é de frango, tradicional ou calabresa. Entretanto, essa última conta com uma diferença bastante peculiar, que vai muito além do nome.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Considerada ideal para petiscos e para ser acompanhada de uma cervejinha, a linguiça calabresa também pode ser aproveitada quando está acebolada. Mas há algumas diferenças em comparação à linguiça “tipo calabresa”.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quer impressionar no churrasco? Essa carne é melhor que a picanha e custa bem menos

• Capital da linguiça: famosa cidade do interior de SP está encantando os turistas

Qual a diferença?

Como o próprio nome sugere, a principal diferença entre ambas as calabresas está em sua composição. Enquanto a linguiça calabresa é feita à base de carne suína, a do tipo calabresa pode ser composta por ossos de animais, sejam aves, bovinos ou suínos, além da presença de proteína vegetal, como a soja.

Por isso, pode-se dizer que a linguiça calabresa comum é considerada a mais “original” para o consumo. Isso faz com que o custo final apresente uma diferença.

Continua depois da publicidade

Inclusive, para ter uma tonalidade mais picante no sabor, é acrescentada pimenta-calabresa em sua composição, por exemplo.

O cenário é diferente da carne do tipo fraldinha, que vem cada vez mais conquistando o churrasco dos brasileiros por ser macia e acessível.

Qual a melhor para receitas?

Entre os chefs de cozinha, ambas têm finalidades específicas na hora de serem usadas como ingredientes em alguns pratos, principalmente se mescladas com pimenta-calabresa, erva-doce e outras especiarias.

Continua depois da publicidade

Além disso, é possível misturar a linguiça com cebola fatiada e servi-la como acompanhamento de uma cervejinha.

Já a linguiça do tipo calabresa não é tão utilizada com esse propósito, sendo uma opção para quem quer economizar, mas ainda aproveitar o sabor da linguiça.

No entanto, a proteína de soja encontrada nesse tipo de linguiça tem uma grande capacidade de absorção de água, o que ajuda a potencializar algumas receitas, como sopas ou caldos.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software